Título: Brasil e Bolívia ampliam prazo para negociar gás
Autor:
Fonte: O Globo, 07/12/2006, Economia, p. 40

Discussão sobre o preço do combustível poderá se estender por mais quatro meses

LA PAZ e BRASÍLIA. As empresas estatais Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) e Petrobras decidiram ontem ampliar em mais quatro meses o prazo de negociação sobre o preço do gás que o país andino exporta para o Brasil. A decisão foi anunciada em um comunicado conjunto, ao fim da reunião que representantes das duas companhias realizaram ontem, na cidade boliviana de Santa Cruz.

¿As duas empresas concordaram submeter a suas diretorias a proposta de ampliar por 120 dias as discussões¿, aponta o comunicado da YPFB. O objetivo é que, nesse período, ¿se estudem e avaliem posições que possam satisfazer os interesses¿ de ambas petrolíferas.

Atualmente, o Brasil compra cerca de 26 milhões de metros cúbicos de gás natural diariamente, o equivalente a cerca de metade de seu consumo. O governo de Evo Morales pretende obter um aumento significativo do preço do combustível que exporta para o Brasil.

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse ontem, durante audiência pública conjunta das comissões de Relações Exteriores e de Minas e Energia da Câmara, em Brasília, que a estatal vai considerar novos investimentos na Bolívia. Segundo Gabrielli, o contrato de exploração e produção de petróleo firmado entre as estatais do Brasil e da Bolívia foi considerado satisfatório. Ele disse que a taxa interna de retorno da Petrobras ficará acima dos 15%, considerada por ele suficiente por causa da importância estratégica do gás natural boliviano para o país.

¿ É um contrato equilibrado e que permite que a Petrobras considere a possibilidade de novos investimentos na Bolívia ¿ disse Gabrielli.