Título: Do PCdoB, que não atingira meta, presidente da Câmara comemora
Autor:
Fonte: O Globo, 08/12/2006, O País, p. 8

Líderes de legendas pequenas festejam a decisão do Supremo Tribunal

BRASÍLIA. Os representantes de pequenos partidos comemoraram a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a cláusula de barreira. Entre eles o presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP):

¿ A liberdade política, religiosa e de imprensa indicam o grau e a profundidade da democracia de cada país. Quando se trata dessas liberdades, quanto mais amplas forem, mais sólida a democracia de um povo.

O presidente da Mobilização Democrática ¿ resultado da fusão do PPS PHS e PMN, feita justamente para garantir a representação parlamentar das três legendas, que não haviam atingido a cláusula de barreira ¿, deputado Roberto Freire (PE), considerou a decisão uma vitória da democracia.

¿ É uma vitória da democracia, da pluralidade partidária, da diversidade de opiniões e de representação política da sociedade brasileira.

O presidente do PV, José Luiz de França Pena, também comemorou:

¿ A cláusula tinha intuito autoritário. Saímos encantados com a possibilidade de fazer uma reforma política imediatamente.

Para o líder do PSOL, deputado Chico Alencar (RJ), mesmo sem a cláusula de barreira, o quadro partidário já começou a decantar e a tendência é que as siglas de aluguel desapareçam.

¿ Foi a vitória da tenacidade em defesa da representação plural da sociedade. A cláusula era de asfixia, pois estabelecia uma assimetria total entre os grandes partidos, clube seleto de seis ou sete, para o qual ingressaram os que se fundiram apressadamente agora. Não por acaso, essa luta foi travada pelo PCdoB, pelo PV e pelos recém-criados PSOL e PRB, que já enfrentaram a imensa e justa barreira que existe hoje para formar partidos. O Supremo reconheceu que a democracia brasileira precisa dos comunistas, dos ambientalistas, dos republicanos, dos socialistas, com seus pequenos partidos ¿insolentes¿, que não cabem nos partidões ¿indolentes¿, e nem se fundiriam em heterogeneidades oportunistas.