Título: TCU: falta de recursos, autonomia e pessoal
Autor: Alvarez, Regina e Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 08/12/2006, Economia, p. 37

Ministro diz que não há `organização, planejamento e gerenciamento¿ no setor

BRASÍLIA. Contingenciamento dos recursos destinados aos órgãos do setor aéreo, pouca autonomia política e financeira da Agência Nacional de Avião Civil (Anac) e falta de pessoal para fazer a fiscalização são alguns dos pontos destacados pela auditoria operacional do Tribunal de Contas da União (TCU). O tribunal investiga, há cerca de 30 dias, responsabilidades pelo caos aéreo e o apagão logístico no país.

¿ Quem está controlando o espaço aéreo e boa parte das atividades do Brasil é um grupo de controladores. No meu ponto de vista, isto é falta de organização, de planejamento e de gerenciamento ¿ disse o relator do processo, ministro Augusto Nardes.

O ministro, que apresenta o relatório na reunião do plenário do TCU na próxima terça-feira, disse que, na segunda fase de auditoria, o tribunal poderá aplicar multas contra os órgãos responsáveis:

¿ O problema é da centralização. Quem toma decisão e quem prioriza isto muitas vezes não está na Anac, está no governo central.

O ministro cobrou do presidente da agência, Milton Zuanazzi, o atendimento dos usuários das empresas aéreas. Para o ministro, o cidadão está passando por situações constrangedoras. (Mônica Tavares)