Título: Idec: ligação pode ficar até 165,74% mais cara
Autor: Louven, Mariza
Fonte: O Globo, 08/12/2006, Economia, p. 41

Entidades recomendam cautela na hora de optar por planos que substituem sistema de pulso pelo de minuto

Dificilmente o consumidor sairá ganhando quando as ligações de telefones fixos passarem a ser cobradas por minutos e não mais por pulsos, a partir de março. Os clientes terão a opção de escolher entre dois planos de minutos, segundo determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Mas simulação feita pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) revela que em ambos os casos a probabilidade maior é de aumento do gasto. Nas ligações de até um minuto, a economia poderá ser de até 66,78% no plano básico por minuto e de até 93,75% no plano alternativo. A partir de três minutos, porém, o valor pode subir até 165,74%.

¿ O sistema atual é injusto. A alteração deveria ser boa para o consumidor, mas pode ser uma mudança para pior, dependendo do perfil de gasto de cada um ¿ afirmou a advogada do Idec, Daniela Trettel.

O melhor é esperar para optar pelo melhor plano

O novo sistema de cobrança ¿ que estava previsto para acontecer este ano, mas foi adiado devido a reclamações dos consumidores ¿ deverá ser implementado entre 1º de março e 31 de julho de 2007. Enquanto isso, as empresas terão que oferecer dois tipos de plano, com até 60 dias de antecedência: um adequado para quem faz ligações mais curtas e outro para quem usa o telefone para a acessar a internet ou tem o hábito de fazer chamadas demoradas.

¿ As empresas já estão se adiantando e oferecendo planos alternativos, mas o consumidor só deve escolher quando souber seu perfil de consumo. E isso somente será possível com o detalhamento das ligações ¿ alerta a coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor ¿ Pro Teste, Maria Inês Dolci.

O Idec comparou o sistema atual, de cobrança por pulsos, ao de minutos, e também recomenda cautela. Concluiu que tanto no novo plano básico de minutos quanto no Plano Alternativo de Serviço de Oferecimento Obrigatório (Pasoo, o plano alternativo), quanto mais curta a ligação (típica de estabelecimentos comerciais), maior a economia. Para chamadas longas (mais comuns entre pessoas físicas e internautas), vale a pena o plano alternativo.

¿ O consumidor residencial, que demora mais no telefone porque fala com a mãe, com o namorado etc., vai acabar subsidiando o comercial, em que as chamadas são mais rápidas ¿ prevê Daniela.

Nas chamadas de até um minuto, a economia será de até 66,78% no plano básico e de 93,75% no alternativo. A partir do terceiro minuto, o valor aumenta até 99,31% no plano básico e 75% no alternativo. A partir daí, enquanto no básico os acréscimos são crescentes, podendo chegar a 165,74% numa ligação de uma hora, no alternativo os valores são decrescentes, chegando a empatar com a metodologia atual de cobrança, no caso das ligações com uma hora de duração.

O usuário terá que procurar a operadora se quiser optar. Senão, a conta migrará automaticamente para o plano básico.

¿ A Anatel parte do princípio de que é fácil fazer contato com as operadoras. Mas só é fácil quando elas querem vender, e não quando é de interesse do consumidor ¿ critica Daniela.