Título: Premier de Israel critica o relatório
Autor: Passos, José Meirelles
Fonte: O Globo, 08/12/2006, O Mundo, p. 44

TEL AVIV. O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, manifestou ontem desacordo com o informe do Grupo de Estudos Sobre o Iraque, por temer uma mudança de rumo na política externa americana. O relatório recomenda que os Estados Unidos se comprometam em favor da resolução do conflito entre israelenses e palestinos, e de um acordo de paz entre Síria e Israel.

¿ O informe não reflete a postura dos Estados Unidos, mas uma opinião nos Estados Unidos. No que diz respeito a estabelecer uma relação entre o problema iraquiano e o problema do Oriente Médio, temos uma opinião diferente e, que eu saiba, o presidente Bush também teve nos últimos anos uma opinião diferente ¿ enfatizou Olmert.

O primeiro-ministro israelense disse ainda que os ¿problemas americanos no Iraque são completamente independentes do conflito que nos opõe aos palestinos¿. Olmert afirmou também que ¿há poucas possibilidades de uma negociação com a Síria num futuro próximo¿.

¿ O fato de a Síria tentar desestabilizar o poder no Líbano e apoiar o Hamas prova que há poucas possibilidades de negociações com os sírios num futuro próximo ¿ afirmou o premier.

Alguns analistas em Israel comentam que há uma certa inquietação entre membros do governo depois da publicação do relatório americano sobre o Iraque. A especulação no Gabinete é que as relações entre Israel e os EUA podem ficar menos estreitas após a derrota dos republicanos no Congresso para os democratas. No entanto, tanto republicanos quanto democratas sempre tiveram políticas semelhantes de estreita colaboração com os israelenses.