Título: Russo que encontrou ex-espião entra em coma
Autor:
Fonte: O Globo, 08/12/2006, O Mundo, p. 46

Sete funcionários do hotel de Londres onde houve a reunião também estão contaminados com radioatividade

LONDRES e MOSCOU. O empresário russo Dmitri Kovtun, uma das últimas pessoas a se encontrar com o ex-espião da KGB Alexander Litvinenko, está em coma, contaminado por radiação, informou ontem o governo da Rússia. Vestígios de polônio 210, elemento radioativo que contaminou Litvinenko, também foram descobertos ontem em sete funcionários de um bar do hotel Millenium, em Londres, onde os russos se encontraram.

¿ Segundo os médicos que cuidam dele em uma clínica de Moscou, Kovtun está em estado crítico e deve morrer nas próximas horas ou dias ¿ disse um porta-voz do governo russo.

Kovtun entrou em coma logo após depor como testemunha para os representantes da Promotoria e para os policiais britânicos que estão em Moscou. Os sintomas que foram detectados em Kovtun são similares aos de Litvinenko, que morreu envenenado no dia 23 de novembro.

Ontem, promotores russos deram início a sua própria investigação da morte de Litvinenko em Londres. A Promotoria também abriu uma investigação sobre a suposta tentativa de assassinato Kovtun. Enquanto isso, detetives britânicos realizam investigações em Moscou sobre o caso, que tem fortes repercussões políticas. Na quarta-feira, investigadores britânicos e russos interrogaram Kovtun que esteve com Litvinenko e outro ex-espião da KGB, Andrei Lugovoy, no hotel londrino, no dia 1º de novembro.

As autoridades britânicas afirmaram ontem que não conseguiram ainda interrogar Lugovoy, considerado peça-chave no caso, por causa da burocracia russa. Os aviões comerciais que levaram o ex-agente a Londres e de volta a Moscou, assim com o estádio em que esteve na capital britânica, registraram traços de radioatividade, aumentando as suspeitas sobre ele, que também está internado mas até agora não apresentou sintomas de envenenamento.

Litvinenko foi enterrado ontem em Londres, em um caixão especial, hermeticamente fechado, para evitar vazamento de radioatividade.