Título: No dia da conciliação, TJ do Rio faz audiências
Autor: Éboli, Evandro e Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 09/12/2006, O País, p. 8

O Tribunal de Justiça do Rio fez ontem cerca de 450 audiências de conciliação e fechou acordos em aproximadamente 60% dos casos. Os números foram considerados positivos pelo juiz José Guilherme Vasi Werner, integrante da Turma Recursal dos Juizados Especiais Civis do TJ:

¿ Nos dias normais, conseguimos fechar acordos já na primeira audiência em 20% dos casos nos juizados especiais. A média de atendimentos diária chega a 300.

A cerimônia de abertura do Dia Nacional da Conciliação ocorreu no TJ do Rio e foi transmitida por videoconferência pela TV Justiça, com a participação de magistrados de todo o país. A presidente do STF, Ellen Gracie, abriu os trabalhos mencionando a importância de tentar buscar alternativas para os conflitos:

¿ É muito importante que nós partamos para uma cultura de paz. Uma cultura de aproximação buscando uma resolução pacífica dos contenciosos ¿ disse ela.

As principais demandas nos juizados especiais são de relações entre consumidores e empresas. Entre as mais acionadas estão as concessionárias de serviços públicos (como empresas de telefonia e energia elétrica). Apenas em 2006, foram julgadas 355 mil ações em todo o estado. Werner, no entanto, acredita que a justiça brasileira ainda tem muito o que evoluir até chegar a situação ideal em relação às audiências de conciliação.