Título: Lula: reforma política vai ajudar a reduzir corrupção
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 09/12/2006, O País, p. 14

Presidente cita leis orçamentárias como medidas importantes

BRASÍLIA. Em mensagem pelo Dia Internacional Contra a Corrupção, ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a aprovação da reforma política e das leis que tratam da elaboração do Orçamento da União e de liberação de verbas orçamentárias como forma de tentar reduzir casos de corrupção na esfera pública. O PT e autoridades do governo se envolveram em escândalos como o do mensalão, que consistia em pagamento de dinheiro a parlamentares; o da Máfia da Sanguessugas, com o desvio de verbas da saúde e a compra de ambulâncias superfaturadas; e até o do uso de caixa dois em campanhas eleitorais.

Lula disse, na mensagem, que ¿nunca se prenderam tantos corruptos¿ e justificou o número de casos, afirmando que eles aparecem porque o governo investiga. Recentemente, a Polícia Federal admitiu que são pouquíssimos os investigados que ficam presos. A carta de Lula, que viajou ontem para a Bolívia, foi lida pelo ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, num seminário.

Assessoria da CGU distribuiu a mensagem de Lula

¿Insisto na forma articulada e integrada como se vem enfrentando a corrupção neste país, com a reunião de todos os órgãos de defesa do Estado nessa empreitada. O resultado é que nunca se identificaram tantos esquemas ilícitos que fraudavam a administração há anos e anos sem serem incomodados, e nunca se prenderam tantos corruptos¿, diz Lula na mensagem, distribuída pela assessoria da CGU.

Lula disse que é preciso adotar medidas preventivas: ¿Refiro-me, por exemplo, a medidas como a necessária reforma político-partidária e eleitoral, como a fidelidade partidária e o financiamento público exclusivo de partidos e de campanhas, para citar apenas as mais evidentes¿, diz Lula, acrescentando: ¿Quero lembrar, também, a necessidade de alterarem-se as normas que regem a elaboração, a aprovação e a execução orçamentária, que estão a exigir, reconhecidamente, sua atualização, após 40 anos de vigência¿.

Lula ressaltou o discurso do governo de que a corrupção é sistêmica: ¿Todos os brasileiros sabem que isso vinha de muito longe¿. Segundo ele, desde janeiro de 2003, foram realizadas 123 Operações Especiais da Polícia Federal, sendo 88 de grande porte. O resultado foi a prisão de 2097 pessoas, sendo 825 servidores públicos.