Título: Presidente faz declaração de apoio a Evo Morales, que enfrenta crise
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 09/12/2006, O País, p. 14

Os problemas internos são resolvidos internamente¿, diz brasileiro

COCHABAMBA, Bolívia. No momento em que o presidente da Bolívia, Evo Morales, passa pela pior crise desde que assumiu o poder, no início deste ano, com políticos fazendo greve de fome há cerca de duas semanas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez questão de dar uma declaração de apoio ao colega, ao desembarcar ontem em Cochabamba. Lá, ele participa da cúpula de chefes de Estado da Comunidade Sul-Americana de Nações (Casa). Lula afirmou que a chegada de Morales ao poder é uma vitória da democracia e que os problemas devem ser solucionados internamente.

¿ Não quero dar palpites em questões internas. Mas todo mundo sabe o que penso da vitória de Evo Morales. Todo mundo sabe o significado que a vitória de Evo Morales tem para o mundo e para a democracia. Eu tive muitos problemas internos, Kirchner (Néstor Kirchner, presidente da Argentina) também tem, assim como Chávez (Hugo Chávez, da Venezuela) teve os seus. Os problemas internos são resolvidos internamente.

A declaração de Lula chegou em boa hora para Morales. Conflitos violentos entre governistas e oposição têm se tornado cada vez mais freqüentes, ameaçando a governabilidade do país. O protesto político, que une governistas e oposicionistas de várias regiões do país, é a forma como está sendo conduzida a Assembléia Constituinte.