Título: Relatório descarta sabotagem
Autor: Alvarez, Regina e Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 09/12/2006, Economia, p. 37

Fabricante de peça defeituosa diz que houve falha de tenente

BRASÍLIA. A pane no sistema de comunicação, que paralisou os vôos em todo país na última terça-feira, foi provocada por falha de um tenente durante a substituição de uma peça defeituosa. No relatório enviado ao Comando da Aeronáutica, ao qual o GLOBO teve acesso, o técnico da empresa italiana S.i.t.t.i Especiali Impiante, fabricante do sistema de comunicação que apresentou problemas, afastou a hipótese de sabotagem.

O documento narra, com detalhes técnicos, o que ocorreu na terça-feira no Cindacta 1. O tenente responsável pela troca das placas tentava corrigir uma primeira pane no sistema de comunicação, que derrubou uma das estações do equipamento, que funciona com dois centros interligados. Como a troca da placa foi inadequada, o sistema voltou a funcionar, mas cerca de uma hora depois apresentou nova pane, desta vez atingindo as duas estações, o que deixou o equipamento inoperante por cerca de seis horas. A falha do militar, divulgada ontem pelo jornal ¿O Estado de S.Paulo¿, está sendo avaliada pelo Comando e pode resultar em punições.

Segundo o relato oficial, um problema relativamente corriqueiro ¿ a interferência nas freqüências do centro de controle ¿ foi detectado como uma possível falha de uma peça chamada ¿carta¿, que foi substituída. O profissional que fez isso, contudo, colocou uma ¿carta¿ inadequada no local, o que ¿derrubou¿ o link de comunicação de todo o sistema.

¿Devido ao fato deste problema de hardware ser extremamente raro neste sistema e possivelmente pela pressão daquele momento, a equipe técnica deixou de fazer a verificação do Id (identificação) da placa (¿carta¿) e este fato gerou o problema subseqüente¿, diz o documento.

Outros centros carecem de pessoal habilitado a resolver pane

Depois da pane no sistema de Brasília, a Aeronáutica anunciou um conjunto de medidas preventivas para evitar novos problemas, inclusive a contratação de um profissional da empresa fabricante dos equipamentos de comunicação para dar manutenção e suporte no caso de falha no sistema. Segundo o Comando, esse profissional ficará permanentemente nas dependências do Cindacta 1.

No entanto, líderes dos controladores de vôo ouvidos pelo GLOBO afirmam que a falta de pessoal habilitado para corrigir panes como a que ocorreu no sistema de comunicação por rádio do Cindacta 1, de Brasília, é corriqueira em outros centros de controle de tráfego aéreo.

A carência de pessoal especializado, exposta neste episódio, seria decorrência da fuga de profissionais para a iniciativa privada, em busca de melhores salários, combinada com o que os controladores chamam de negligência do Comando da Aeronáutica na manutenção de equipamentos.

¿ A Aeronáutica, quando adquire um novo equipamento, costuma enviar apenas um controlador para fazer o treinamento junto ao fabricante, normalmente no exterior ¿ afirma o presidente da Associação dos Controladores do Tráfego Aéreo do Rio de Janeiro, Jorge Nunes Oliveira.

LULA COGITA MP PARA LIBERAR RECURSOS AO SETOR AÉREO, na página 38