Título: Aeroportos mais tranquilos
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 09/12/2006, Economia, p. 38

Atrasos acima de uma hora ainda chegaram a 34% do total

O dia de ontem nos aeroportos brasileiros foi considerado mais calmo pelas companhias aéreas, mas ainda houve filas e atrasos. Dos 1.194 vôos previstos nos principais 67 aeroportos do país administrados pela Infraero, entre meia-noite e 17h de ontem, 408 sofreram atrasos de mais de uma hora (34,2%) e 40 foram cancelados (3,5%), segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No aeroporto Antônio Carlos Jobim, 45 dos 96 vôos previstos (46,8%) registraram atrasos e um foi cancelado. O movimento foi praticamente normal, apesar de muitos vôos ainda terem saído com atrasos de 20 minutos a até duas horas. Durante a manhã, chegou a haver 18 vôos com atraso, mas isso não provocou tumulto.

Muitos passageiros procuraram chegar com bastante antecedência ao local de embarque. Foi o que fez a família portuguesa Corrêa, que estava ontem embarcando para Portugal em um vôo da TAP. O vôo, que deveria partir às 19h25m, marcava um atraso de 20 minutos. Mas a família, que estava de férias no Brasil, decidiu chegar bem cedo ao aeroporto. Os irmãos Francisco e Margarida Corrêa, enquanto aguardavam o check-in em uma fila gigantesca, decidiram jogar xadrez.

¿ Nós vimos na televisão que estavam acontecendo problemas de atrasos nos aeroportos aqui no Brasil. Ficamos com medo de perder o vôo e, por isso, decidimos chegar bem cedo. Mas, felizmente, o atraso, pelo menos por enquanto, não é muito grande ¿ disse Margarida.

À tarde, apenas um vôo para Macapá, partindo do Tom Jobim, estava com uma hora de atraso. No aeroporto de Congonhas, em São Paulo, dos 199 vôos previstos, 38 atrasaram (19%) e três foram cancelados. Em Guarulhos, 52 vôos atrasaram (45,2%) e cinco foram cancelados, dos 115 programados.

A Gol informou que houve atrasos de 20 a 30 minutos por volta de 14h, nos destinos do Sul do país. A TAM registrou atrasos de uma hora, em média, nos vôos domésticos, até às 17h de ontem. Os atrasos ficaram concentrados nos vôos que partiram e chegaram aos aeroportos de Confins, em Minas Gerais, e Curitiba. A companhia reforçou suas equipes em terra nos principais aeroportos para atendimento aos passageiros e vem prestando assistência aos clientes cujos vôos sofreram atrasos superiores a quatro horas, com alimentação, hospedagem e transporte. A Varig disse que não houve registro de atrasos significativos.

Ontem, em Nova York, o vice-presidente de Finanças da TAM, Líbano Barroso, disse que a crise recente não causou muito impacto nas finanças da empresa. Segundo ele, a taxa de ocupação das aeronaves da TAM em novembro, de 68%, ficou apenas dois pontos percentuais abaixo da expectativa. Na quinta-feira, a Gol reduzira pela segunda vez em cerca de 20 dias as estimativas de lucro e margens operacionais para o ano. (Com agências internacionais)