Título: Procon prevê recorde de queixas sobre aviação
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 09/12/2006, Economia, p. 38

O Procon-SP estima que o número de reclamações referentes ao setor aéreo saltará de 220 casos documentados acumulados nos últimos 11 meses para mil até o fim deste ano. Trata-se da maior evolução em um curto período de tempo na história da instituição. Carlos Coscarelli, assessor-chefe do órgão, ressalta que, a cada agravamento da crise nos aeroportos, o número de queixas sobe:

¿ O número é surpreendente. No caso dos aeroportos, como os prejuízos não incluem valores altos, na maioria dos casos o consumidor nem chega a reclamar no Procon. Porém, a situação vive um momento oposto.

O Procon-SP e outros órgãos de defesa do consumidor, como o Idec, entregam até quarta-feira à Justiça uma ação civil pública pedindo que União, Infraero e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apresentem uma solução definitiva ou, ao menos, um plano de contingência para evitar nova crise nos aeroportos durante Natal e Ano Novo.

¿ O objetivo é obter liminar para ter uma solução para a crise em até dez dias. Já tentamos um diálogo com as companhias aéreas, mas não houve avanços ¿ disse Coscarelli.

ONDE RECLAMAR: Infraero (3398-5050 ou www.infraero.gov.br). Anac (www.anac.gov.br). Procon-RJ (Rua do Ouvidor 54, Centro). TAM (0800-570-5700 ou www.tam.com.br). Gol (0800-280-0465 ou www.voegol.com.br). Varig (4003-7000 ou www.varig.com.br). BRA (em www.voebra.com.br). Web Jet (0300-01234 ou www.webjet.com.br).