Título: Atletas defendem lei de incentivo e afirmam: futebol não será beneficiado
Autor: Marinho, Antônio
Fonte: O Globo, 11/12/2006, O País, p. 8

Gustavo Borges: O esporte beneficia social e educacionalmente a população

A Comissão de Atletas Pan-Americanos e Olímpicos divulgou ontem declarações de alguns dos seus principais integrantes contra qualquer modificação no projeto de lei de apoio ao financiamento do esporte, aprovado na Câmara de Deputados. Evitando entrar em choque com a cultura, o ex-jogador de vôlei Bernard Rajzman, presidente da comissão, disse lamentar profundamente as reações à medida:

¿ Ao contrário do que algumas pessoas pensam, essa lei não vai tirar nada da cultura. É uma lei independente, para o esporte, com a previsão de um teto anual de R$200 milhões. Outra distorção é afirmar que os recursos serão aplicados no futebol. Isso não é verdade, pois a lei não beneficiará os atletas profissionais. Ela é voltada para o esporte de base, inclusive nas escolas, e também para o alto rendimento. É a redenção do esporte brasileiro.

Hortência: ¿Há espaço para todo mundo¿

Para a ex-jogadora de basquete Hortência, a lei vai fazer com que muitas crianças deixem a violência e as drogas:

¿ Vejo muitas crianças se interessarem por esporte, mas não têm oportunidades, sobretudo as mais pobres. Então, o esporte tem uma contribuição muito grande a oferecer na área social também. Há espaço para todo mundo.

O iatista Robert Scheidt, bicampeão olímpico da classe Laser, lembrou o benefício que o esporte traz ao Brasil:

¿ O esporte beneficia o país, desde os aspectos educacionais até os de competição, com a criação de ídolos e, conseqüentemente, o exemplo que eles podem dar para as crianças. O esporte merece, sim, ter uma lei como essa.

O ex-nadador Gustavo Borges disse que não só o esporte perderá se a lei não for aprovada:

¿ Estamos às vésperas do Pan do Rio, pleiteando os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo. O Brasil perderia muito se a lei não for aprovada. O esporte beneficia socialmente e educacionalmente de várias maneiras a população.

Diego Hypólito, campeão mundial de ginástica, disse que os atletas do país serão mais competitivos:

¿ Com esta lei, acredito que os atletas brasileiros terão mais condições de se manterem competitivos por mais tempo, já que terão melhores condições em suas carreiras.

O ex-nadador Fernando Scherer lembrou que o esforço dos esportistas nem sempre é recompensado, o que pode mudar agora:

¿ Acho que o esporte é certamente uma das atividades que traz alegria e orgulho ao povo brasileiro. Demorou para o esporte ter uma lei dessas, como a cultura já tem. Trabalho oito horas por dia para trazer medalhas para o Brasil e colocar a bandeira nacional no lugar mais alto do pódio, e não ganho nada com isso. As empresas vão sair ganhando, os atletas vão sair ganhando, o povo brasileiro vai sair ganhando. O esporte é o melhor caminho para tirar as crianças da rua. Se tivéssemos um incentivo maior, como esse que a lei pode dar, com certeza os projetos sociais ligados ao esporte se proliferariam por todo o país. O esporte traz saúde, caráter, orgulho e alegria ao povo brasileiro.