Título: Algum juízo
Autor: Cruvinel, Tereza
Fonte: O Globo, 12/12/2006, O Globo, p. 2

Presidentes de oito partidos políticos reúnem-se amanhã com Lula para discutir as bases da coalizão de apoio a seu segundo governo. Antes, porém, de ganhar forma, a coalizão já se desentende sobre a eleição do novo presidente da Câmara, cargo vital para a sustentação de qualquer governo. Se o presidente ficar esperando para ver o que acontece, pode haver um desastre. Mas não lhe cabe gerenciar diretamente a sucessão na presidência de outro poder.

Muito menos dentro do Palácio do Planalto, o que dará pretexto à oposição para críticas histéricas ao ¿intervencionismo¿ do Poder Executivo em assuntos do Legislativo. Os partidos aliados, e principalmente o ¿núcleo duro¿ da coalizão, PT e PMDB, diz o deputado Moreira Franco, precisam se entender previamente e evitar que o próprio presidente precise desgastar-se buscando uma solução que compete aos partidos encontrar. PT e PMDB estão dando sinais de compreensão do risco.

¿ Se não nos entendermos, o que está escrito vai acontecer. Vamos nos dividir, saindo com mais de um candidato, para colher uma derrota de grandes proporções ¿ diz Moreira.

O PMDB não deverá fazer a fazer a reunião que marcou para hoje, para escolher um candidato. Seria o atalho para o tal desastre. O primeiro sinal de recuo foi dado na sexta-feira pelo deputado Geddel Vieira Lima, um dos postulantes, que anunciou aqui sua desistência.

Para Moreira, urgente agora é um entendimento prévio entre PT e PMDB.

¿ O acordo terá que incluir os outros partidos da base, mas os dois maiores, como centro equilibrador da coalizão, devem dar o primeiro passo.

Este acordo prévio entre PMDB e PT aponta para a exclusão da candidatura do deputado Aldo Rabelo, que, embora seja do pequeno PCdoB, tem apoios disseminados em toda a Casa, inclusive na oposição. Ele também deu um passo conciliador ontem, ao dizer que sua candidatura não pode ser colocada individualmente. O PT acabou fazendo também uma inflexão, através de seu presidente interino, Marco Aurélio Garcia, para quem a candidatura de Arlindo Chinaglia ¿não é algo inamovível¿. Para quem começou dizendo que ela era ¿para valer¿, foi um recuo.

São sinais de que algum juízo começa a soprar sobre a coalizão de Lula. Mas ainda falta muita costura para que o desastre seja evitado.