Título: Compensações devem ser pagas por herdeiros de Pinochet
Autor:
Fonte: O Globo, 12/12/2006, O Mundo, p. 28

BUENOS AIRES. A morte de Pinochet não impedirá que sua família seja atingida. Segundo explicou o advogado da acusação no caso da Caravana da Morte, Hugo Gutiérrez, os parentes de Pinochet deverão cumprir as condenações em todos os casos de responsabilidade civil.

Quantos processos judiciais contra Pinochet existem atualmente?

HUGO GUTIÉRREZ: Pouco mais de 300.

O que vai acontecer com todos estes processos a partir de agora?

GUTIÉRREZ: Os processos continuarão avançando porque em todos os casos temos mais de uma pessoa acusada. Ou seja, além de Pinochet, vários outros militares e civis também estão envolvidos e por isso os casos continuarão abertos.

Como fica a figura de Pinochet em todos esses casos?

GUTIÉRREZ: Em todos os casos de responsabilidade penal, Pinochet ficará isento em definitivo por falecimento. Nos casos de responsabilidade civil, os processos continuarão avançando e a condenação deverá ser paga pelos herdeiros de Pinochet.

Em que casos isso poderia ocorrer?

GUTIÉRREZ: O principal caso é o de Benito Tapia Tapia, uma das vítimas da chamada Caravana da Morte. Nesse caso, a família de Pinochet deverá assumir o pagamento de uma compensação econômica à família da vítima pelo dano causado pelo ex-ditador.

No caso de enriquecimento ilícito aberto em 2005, também estão envolvidos a viúva de Pinochet e um de seus filhos. O que acontecerá nesse caso?

GUTIÉRREZ: Como em todos os outros casos, esse processo continuará avançando, já que a viúva e o filho de Pinochet também estão sendo processados, entre outros acusados de envolvimento.

A morte de Pinochet poderia prejudicar a resolução de alguns dos processos?

GUTIÉRREZ: Não, sua morte não deveria ter um impacto negativo. Imagino que os demais acusados alegarão que o responsável de tudo foi Pinochet, mas isso não deve impedir suas condenações.