Título: Partidos fazem pedidos, mas Lula mantém o suspense
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 10/12/2006, O País, p. 15

Dulci afirma que novo Ministério só será anunciado em conjunto e que simbolizará o governo de coalizão

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já sabe o que os Partidos querem na reforma ministerial destinada a reorganizar o governo para o segundo mandato. Mas os Partidos ainda não sabem se serão atendidos pelo presidente, que mantém sua posição de não tratar de nomes e de não compartilhar as decisões, diferentemente do que fez na formação do governo para o primeiro mandato. O novo Ministério, segundo um dos ministros da Casa, será feito de uma só vez, mas isso não ocorrerá mais este ano.

Lula já disse que precisa de mais tempo para decidir sobre a participação dos Partidos no governo, e que sua prioridade é preparar o anúncio de um conjunto de medidas econômicas e de infra-estrutura para estimular o crescimento da economia.

- O novo Ministério não será apresentado a prestações. O anúncio será feito em conjunto, pois ele terá a dimensão política de simbolizar o governo de coalizão - afirma o secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci.

Lula já tem na cabeça o formato do novo governo. Como o segundo mandato não será um governo do PT, pois vai ser compartilhado com os aliados, principalmente o PMDB, o Conselho Político de presidentes de Partidos terá reuniões mensais com o presidente da República. A coordenação de governo também será ampliada, com a participação de ministros de alguns dos Partidos da base aliada.

Nesse contexto, o PMDB defende a escolha de ministros que possam representar as bancadas. Para acomodar os diferentes grupos do PMDB, seus negociadores dizem que o ideal seria que a bancada da Câmara fizesse dois ministros e a do Senado, dois.

O PMDB quer continuar com a Saúde e gostaria de ter Transportes ou Integração Nacional. O PR (ex-PL) quer o retorno de Alfredo Nascimento, senador eleito pelo Amazonas, para os Transportes. O PTB está acomodado com Walfrido Mares Guia no Turismo. O PP quer indicar o ministro da Agricultura. O PCdoB pretende manter os Esportes e indicar o Secretário Nacional da Juventude. Já o PSB quer manter Ciência e Tecnologia e Integração Nacional. A participação do PV ficaria resolvida caso Gilberto Gil decida continuar na Cultura. As únicas definições referentes ao PT são a manutenção de Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) e de Fernando Haddad (Educação).