Título: Luizianne Lins enfrenta críticas do ex-marido
Autor: Isabela Martin
Fonte: O Globo, 10/12/2006, O País, p. 16

Da Câmara, vereador ataca presença de acadêmicos no Secretariado da prefeita de Fortaleza e pede reforma

FORTALEZA. Há menos de um mês de concluir o segundo ano de mandato, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), passou pela primeira experiência como alvo de fogo amigo. Na semana passada, o vereador Sérgio Novais, do PSB, principal partido da base aliada, disparou críticas à gestão da petista. Disse que parte do Secretariado é inapta para exercer função administrativa e que a prefeitura está emperrada.

- Alguns membros da equipe são inaptos e precisam ser trocados - disse o vereador.

O comentário teve grande repercussão. Sergio é ex-marido de Luizianne, com quem teve um filho. Ele criticou também a presença de pessoas oriundas do meio acadêmico. Sem citar nomes, afirmou que parte da equipe do primeiro escalão teria pouca experiência para exercer atividade executiva. A escolha de técnicos e pessoas egressas da universidade foi uma decisão política da prefeita na montagem do Secretariado.

- Essa máquina é emperrada historicamente, e é preciso ter agilidade para desemperrá-la. Alguns setores da academia não têm essa capacidade. Alguns têm a capacidade de formulação, mas não têm a capacidade de execução - afirmou, ele cobrando uma minirreforma do Secretariado.

"Gestão é a palavra-chave", afirma vereador

Sérgio Novais insistiu:

- A questão principal é a questão da gestão. Independente de ideologias, tem que ter gestão. É uma questão fundamental no mundo todo. O serviço público tem de se qualificar. A gestão é uma das palavras-chaves desse processo - disse, em entrevista.

Dias depois, provocado por jornalistas, o vereador mencionou duas secretarias nas quais haveria problemas de gestão: a de Planejamento, ocupada pelo economista José Meneleu Neto, e a de Administração, comandada pelo professor Alfredo Pessoa, amigo da prefeita.

- O problema é com a gestão, com os investimentos dos recursos públicos. Se você tem o planejamento de uma cidade, o planejamento é tudo - disse ele, referindo-se à pasta da área. - E o que é que a Secretaria da Administração faz? Recursos humanos e recursos patrimoniais. E administração é basicamente isso. Então, vejamos como estão os recursos humanos e patrimoniais da prefeitura - afirmou, referindo-se à outra pasta.

Sérgio Novais citou ainda outras duas secretarias que mereceriam atenção especial. Para ele, Saúde e Educação, que representam 60% do orçamento municipal, deveriam ser olhadas com lupa.

Na Câmara Municipal, onde a prefeita tem a maioria dos votos, apesar de o PT ter eleito apenas três vereadores, o endosso às críticas do vereador Sérgio Novais partiu de outro aliado de peso. O presidente da Casa, Tin Gomes (PHS), também defendeu mudanças no Secretariado para melhorar a administração.

Enquanto os aliados criticavam a prefeita, a oposição se organizava e anunciou a criação da Frente Parlamentar de Oposição, que será formada por nove vereadores de PSDB, PL, PTB, PMDB, PPS, PFL e PTB.