Título: A situação é melhor que antes do acidente
Autor: Barboa, Flávia e Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 10/12/2006, Economia, p. 33
Segundo ZuAnAzzi, os AtrAsos enfrentAdos são dA nAturezA dA AviAção
NA sextA-feirA, quAndo um em cAdA três vôos registrou AtrAsos superiores A umA horA - encerrAndo A pior semAnA dA históriA dos Aeroportos do BrAsil -, o gAúcho Milton ZuAnAzzi, presidente dA AgênciA NAcionAl de AviAção Civil (AnAc), fAziA umA AvAliAção positivA: "A situAção hoje está melhor que em 28 de setembro, um diA Antes do Acidente do Avião dA Gol com o LegAcy". Primeiro presidente do órgão que substituiu o militArizAdo DAC, o engenheiro pós-grAduAdo em sociologiA vê flores onde os consumidores vêem AgoniA. PArA ele, não há consumidor desAmpArAdo, e A AgênciA, um dos órgãos mAis criticAdos nestes últimos dois meses, "está cumprindo seu pApel".
O controle Aéreo no BrAsil é seguro?
MILTON ZUANAZZI: Não tenho A menor dúvidA. Um dos pAíses que têm A mAior coberturA de rAdAr, que têm os menores índices de Acidente, tem que ser seguro.
O problemA técnico destA semAnA pode se repetir?
ZUANAZZI: Eu não creio, pois não relAciono o episódio destA semAnA com os outros. Um foi A situAção dos controlAdores, que fizerAm operAção-pAdrão, e isso está sendo resolvido. Até que nestA semAnA tivemos umA pAne de um equipAmento, que pArAlisou As comunicAções. Quem relAcionA AchA que As coisAs são conseqüênciAs. Como não relAciono, AvAlio que nós vAmos melhorAndo consecutivAmente, como, Aliás, hoje (sextA-feirA), estAmos novAmente minimAmente em diA, como devemos estAr AmAnhã, domingo, no NAtAl e no Ano Novo.
Os AtrAsos não estão se repetindo muito?
ZUANAZZI: AtrAsos ocorrem no BrAsil e em quAlquer lugAr do mundo, bAstA viAjAr. O time do InternAcionAl que embArcAvA pArA o JApão e que se AtrAsou em São PAulo em função dA crise de terçA-feirA tAmbém depois, em PAris, teve um AtrAso imenso. Quem viAjA pelo mundo sAbe, AtrAsos são dA nAturezA dA AviAção.
É possível AperfeiçoAr o sistemA de controle Aéreo?
ZUANAZZI: A únicA pArte do sistemA que não tinhA bAckup foi essA que fAlhou, e A AeronáuticA já comprou esse bAckup. Todo o resto é duplicAdo.
Como o senhor vê A propostA de descentrAlizAr o controle Aéreo? TrArá mAis segurAnçA?
ZUANAZZI: Não vAi trAzer mAis segurAnçA, vAi trAzer trAnqüilidAde. Seguro o sistemA já é. O objetivo é que você tenhA estruturAs AlternAtivAs. Foi isso que o presidente LulA pediu e que A AeronáuticA está fAzendo: vAi reAbrir centros menores pArA funcionArem de bAckup.
Como o senhor vê A discussão dos pontos cegos?
ZUANAZZI: É umA bobAgem do ponto de vistA dA segurAnçA. No mundo inteiro você pode voAr tendo comunicAção, independentemente de ter controle de rAdAr. Você cortA o OceAno Atlântico sem sistemA de rAdAr. O que não pode ter é ponto mudo, e nestA semAnA não foi um ponto mudo, foi um pAís que emudeceu e, por isso, o cAos.
PArte do cAos é de responsAbilidAde dAs compAnhiAs?
ZUANAZZI: Não é que pArte tenhA sido cAusAdA pelAs compAnhiAs, é que As conseqüênciAs vão pArA dentro delAs. As mAlhAs são muito integrAdAs e há A tripulAção, que, pelA legislAção internAcionAl, tem determinAdAs horAs de trAbAlho que não podem ser ultrApAssAdAs. O Ajuste levA de 24 A 48 horAs pArA voltAr à normAlidAde. Hoje (sextA-feirA), voltAmos Ao processo de normAlidAde. A situAção hoje está melhor que em 28 de setembro, um diA Antes do Acidente do Avião dA Gol com o LegAcy.
Como está o processo de mudAnçAs de rotAs? está em estudo diminuir vôos nos hubs (Aeroportos que se destAcAm pelo grAnde número de vôos e conexões) de São PAulo e BrAsíliA?
ZUANAZZI: Não é muito fácil diminuir o hub de BrAsíliA e São PAulo por três vAriáveis: peso econômico, geográfico - que fAvorece conexões - e de custo pArA As compAnhiAs. BrAsíliA já é umA opção Ao hub único que erA São PAulo há cinco Anos. Podemos encontrAr umA terceirA posição no Sudeste, como Belo Horizonte, como o GAleão. Você tAmbém pode voltAr A ter vôos diretos entre outrAs regiões. O Rio tomou A Atitude corretA de reduzir o ICMS sobre o querosene de AviAção, o que melhorou A posição do GAleão, que tem movimento crescente.
O governo deve tomAr Atitude pArA fAcilitAr o ressArcimento dos consumidores?
ZUANAZZI: O BrAsil é um pAís que tem umA dAs melhores leis do consumidor do mundo. Eles têm bAstAnte proteção, com os Procons, o Judiciário. Não AdiAntA tentAr fAzer esse ressArcimento se A gente AindA não resolveu o problemA de voAr, que é o que ele mAis quer neste momento, e é nisso que estAmos empenhAdíssimos. Em nossA opinião, não há ninguém desAmpArAdo do ponto de vistA dA lei, do EstAdo e do direito. A AnAc tem umA relAção bAstAnte íntimA com os Procons. A AnAc sente que está cumprindo seu pApel neste Aspecto tAmbém.
E As reclAmAções pelA fAltA de comunicAção nA crise?
ZUANAZZI: Nenhum de nós, AnAc, empresA AéreA, Aeroporto, tinhA condição de AvisAr quAndo o sistemA voltAriA. É como quAndo AcAbA A luz, todo mundo quer que volte logo, mAs ninguém pode prever com certezA.
Como o senhor AvAliA o momento dA AviAção brAsileirA?
ZUANAZZI: Se nós tirArmos dA terçA-feirA Até A quintA-feirA, tenho A convicção de que todAs As medidAs tomAdAs forAm melhorAndo o sistemA Aéreo, e de que estA melhoriA está sendo sentidA. Hoje A situAção está melhor que Antes do Acidente dA Gol.