Título: Evento de diplomação será simples
Autor: Brígido, Carolina e Lima, Maria
Fonte: O Globo, 13/12/2006, O País, p. 5

Cerimônia, marcada para amanhã no TSE, terá 140 convidados

BRASÍLIA. A cerimônia de diplomação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcada para amanhã no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deverá primar pela discrição. Partiu do Planalto a ordem de expedir convites a um número reduzido de pessoas ¿ 140. Há quatro anos, quando o petista foi diplomado pela primeira vez, cerca de 500 convidados lotaram a Corte. Após a cerimônia, Lula receberá os convidados num coquetel no Itamaraty.

O coquetel, na prática, será uma compensação pelo jantar de posse, cancelado por determinação de Lula, que deseja um evento sóbrio e simples em 1º de janeiro, quando assume o segundo mandato. O coquetel será restrito aos convidados para a diplomação, acompanhados dos cônjuges. Entre os convidados estão ministros de Estado, representantes do Judiciário, parlamentares e governadores.

Foram incluídos na lista alguns parlamentares e governadores eleitos este ano, além de presidentes de entidades de classe e movimentos sociais. Segundo o TSE, nenhum presidente de outro país foi convidado para a cerimônia de diplomação.

¿ O momento político é outro. Em 2002, a diplomação de Lula era um fato histórico. Neste ano, os diplomados (Lula e o vice, José Alencar) optaram por uma lista menor de convidados ¿ disse um funcionário do cerimonial do TSE.

A diplomação no cargo é uma condição para que os candidatos vencedores nas eleições possam tomar posse. A cerimônia normalmente tem caráter protocolar e duração curta.