Título: Tensão e bom humor entre artistas e atletas no Senado
Autor: Peña, Bernardo de la
Fonte: O Globo, 13/12/2006, O País, p. 10

Grupos passaram o dia defendendo suas causas antes de selar acordo de paz

BRASÍLIA. Nos corredores do Senado, chamavam a atenção tantos rostos conhecidos: artistas e estrelas do esporte. Mas tinham posições divergentes e o clima era pouco amistoso. Diferentemente do que muitos imaginavam, a reunião acabou bem. E, aos gritos de ¿Viva o esporte!¿ e ¿Viva a cultura¿, posaram para celebrar o acordo que mudará o texto do projeto.

De manhã, os atores Fernanda Montenegro, Beatriz Segall e Ney Latorraca defendiam a manutenção dos mecanismos de financiamento da cultura, enquanto Robson Caetano, a ex-jogadora de basquete Hortência, o nadador Gustavo Borges, o iatista Lars Grael e o ex-jogador de vôlei Bernard queriam ver aprovado o projeto de incentivos fiscais ao esporte. Entre uma foto e um autógrafo, Fernanda tentava explicar à líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), que não era contra a cultura, mas em defesa de uma análise melhor do projeto que cria a Lei do Esporte.

No Café do Senado, numa reunião improvisada, sentaram-se senadores, artistas, produtores culturais, dirigentes das categorias e atletas. O presidente da Comissão de Educação, senador Wellington Salgado (PMDB-MG), brincou com a necessidade de solução para o impasse:

¿ Ou o Ney Latorraca vai ficar nu na porta do Teatro Municipal.

¿ Bom, será que então vou ter de ficar nua também? ¿ respondeu Hortência.

¿ Calma, gente, assim vou ter de convidar os dois para a praia da Galheta (a única de nudismo em Florianópolis) ¿ ponderou a catarinense Ideli Salvatti, que adotara um tom conciliador.

O debate seguiu até o secretário de Fomento do Ministério da Cultura, Márcio Acco, anunciar o acordo entre os ministros Gil e Orlando Silva. Os artistas prometeram se empenhar para ajudar na aprovação do projeto e tiraram fotos com os atletas. A conciliação deu o tom do encontro que tiveram com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).