Título: Ministro diz que governo quer ampliar ProUni
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 13/12/2006, O País, p. 11

BRASÍLIA. Ao divulgar ontem o Censo da Educação Superior 2005, o ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou que o governo quer ampliar o programa Universidade para Todos (ProUni) e o Financiamento Estudantil (Fies), a pedido do presidente Lula. Entre as idéias em estudo, está a possibilidade de que os universitários beneficiados pelo ProUni com bolsa parcial de 50% do valor das mensalidades recebam o restante pelo Fies, pagando o empréstimo mediante prestação de serviços comunitários na área de educação.

Conforme O GLOBO noticiou sábado, o ritmo de expansão do ensino superior vem caindo desde 2003. No ano passado, o número de matrículas atingiu 4.453.156, um crescimento de 6,9% em relação a 2004. Em 2002, essa taxa foi de 14,8%. Desse modo, o Brasil está longe de atingir a meta de que 30% dos jovens de 18 a 24 anos freqüentem a universidade em 2011, conforme prevê o Plano Nacional de Educação. No ano passado, essa proporção era de apenas 10,9%.

¿ É preciso repensar o modelo de expansão ¿ disse Haddad.

O governo federal acredita que o ritmo de crescimento vem caindo porque boa parte dos alunos que terminam o ensino médio não tem condições de pagar a faculdade. O ministro da Educação lembrou que o governo Fernando Henrique fez a opção de expandir o sistema universitário pelo setor privado. Em 2005, 73% das matrículas ocorreram em instituições particulares. Outro problema é que apenas 37% dos alunos de universidades públicas estudam à noite. Nas privadas, essa proporção é de 68,6%.