Título: Rússia libera compra de carne do país
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 13/12/2006, Economia, p. 27

Medida beneficia produtos processados; restrição permanece para `in natura¿

BRASÍLIA. A Rússia anunciou ontem que suspendeu o embargo a carnes e lácteos processados em todo o Brasil. Os russos ficaram 14 meses sem importar esses produtos, devido ao registro, em outubro de 2005, de focos de febre aftosa no Mato do Sul e no Paraná. As importações de carnes bovina e suína in natura dos dois estados, além de Santa Catarina e Minas Gerais, continuam proibidas. Mas, para governo e empresários, a decisão tomada ontem é um bom sinal.

¿ Essa flexibilização facilita principalmente a importação, pela Rússia, de pratos prontos para comercialização diretamente no varejo ¿ disse o diretor do Departamento de Assuntos Sanitários e Fitossanitários do Ministério da Agricultura, Odilson Ribeiro.

Para o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec), Antonio Jorge Camardelli, a suspensão do embargo é bem-vinda.

¿ Estamos felizes e esperamos ter um presente de Natal, com o fim do embargo à carne in natura ¿ disse Camardelli.

Ele esclareceu que o Brasil não está registrando prejuízo, graças à capilaridade dos frigoríficos. Por exemplo, se não é possível vender carne via Mato Grosso do Sul, pode-se fazer a exportação por um frigorífico devidamente habilitado e aceito pela Rússia em São Paulo. Mas a medida tomada ontem é importante para a imagem do Brasil no mercado internacional.

Volta das importações foi feita gradativamente

De acordo com a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, o fim do embargo vale para produtos cuja matéria-prima é originária de estabelecimentos habilitados a exportar carnes e derivados para o mercado russo. A retomada das importações foi comunicada ao governo brasileiro pelo vice-chefe do Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Evgueni Nepoklonov.

Em outubro deste ano, a Rússia anunciou o fim das restrições comerciais às carnes bovinas e seus derivados crus dos estados de São Paulo e Goiás. Em agosto, o governo russo suspendeu o embargo às carnes do Mato Grosso e em abril restabeleceu o comércio do Rio Grande do Sul.

A Rússia é, individualmente, o maior importador de carnes do Brasil. No ano passado, os russos importaram aproximadamente US$555 milhões de carne bovina in natura brasileira.