Título: Oito municípios do Rio são citados
Autor: Peña, Bernardo de la
Fonte: O Globo, 15/12/2006, O País, p. 8

BRASÍLIA. O relatório final da CPI dos Sanguessugas recomenda que seja aprofundada a investigação sobre a compra de ambulâncias em 58 municípios, onde, segundo a comissão, há indícios de irregularidade. Na lista, estão oito municípios fluminenses: Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Paracambi, Rio Bonito, São Gonçalo, São João de Meriti, São José de Ubá e Saquarema.

Os municípios e seus prefeitos já são alvos de investigação da Polícia Federal. No relatório, entretanto, as circunstâncias e acusações feitas por Luiz Antonio Vedoin estão descritas detalhadamente. Em quase todos os casos, o empresário afirma ter pago a representantes das prefeituras comissões em troca da compra de ambulâncias superfaturadas.

O relatório da CPI mostra que o esquema não estava restrito ao grupo Planam, mas dele participavam também outras empresas que, para a comissão, tinham como objetivo enriquecer ilicitamente à custa dos cofres públicos.

O texto tem uma lista de 32 empresas ligadas ao grupo Planam, dos Vedoin, ou usadas por eles para dar cobertura nas licitações. Além destas, cita os grupos Domanski, LealMaq e Unisaúde. Segundo a CPI, estes grupos teriam uma atuação semelhante à da Planam. A divulgação da lista tem como objetivo ajudar os gestores do dinheiro público a evitar o assédio de empresas como a Planam.

¿ Causa verdadeiro pânico imaginar quantos outros grupos empresariais assemelhados podem existir em outros setores da administração pública e que ainda estão impunes ¿ afirmou Lando ao divulgar o relatório.

Na tentativa de evitar a atuação dessas quadrilhas, o relatório também apresenta sugestões e mecanismos de controle para que escândalos como o dos sanguessugas não voltem a se repetir.