Título: Migração para São Paulo vai continuar
Autor: Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 15/12/2006, O País, p. 14

Segundo IBGE, o Nordeste seguirá perdendo população para o Sudeste

RECIFE e RIO.Deixar o Nordeste em busca de melhor sorte será o destino de 127.617 brasileiros, em 2030. A projeção do IBGE mostra que, em contrapartida, o Sudeste receberá 61.363 migrantes no mesmo ano. A Bahia é o estado de onde sairão mais nordestinos, e São Paulo o que receberá mais moradores. Hoje, 154.819 pessoas migram do Nordeste por ano. Em Pernambuco, 19.278 migrarão para outros estados. São Paulo receberá 41.838 migrantes em 2030.

Maria do Carmo Neves, de 56 anos, saiu da região do agreste, uma área de transição entre a zona canavieira e o sertão. Ela mora há 35 anos na cidade de Camaragibe, onde trabalha como copeira na prefeitura do município, a quase 200 quilômetros da cidade onde nasceu. Tem oito irmãs e seis irmãos. Dos homens, só um não foi procurar trabalho em São Paulo.

¿ Só um não foi porque tem asma. Se não fosse isso, ele também já teria ido.

Das irmãs, apenas duas se aventuraram a viajar para tão longe. Casaram, constituíram família e ficaram em São Paulo. Os irmãos de Carmo não são os únicos da numerosa família que deixaram Pernambuco em busca de trabalho. Ela tem quase pelo menos dez sobrinhos que fizeram o mesmo. E um dos seus filhos, Anselmo das Neves Vieira, de 25 anos, quer fazer o mesmo caminho.

¿ Ele não está desempregado. Trabalha em uma loja de ferragens, mas acha que o dinheiro é pouco. Ele diz que se viajar para São Paulo, tem oportunidade de juntar mais uns trocados no bolso, afirma ela. Carmo nunca pensou em viajar para São Paulo, porque tem emprego fixo, constituiu família muito cedo em Camaragibe. Ela afirma que mesmo com a idade um pouco avançada ¿ têm entre 50 e 60 anos ¿ os irmãos não se furtam a viajar para o sul do país.

¿ Quando começa a seca, não há outra opção.