Título: Lula quer harmonização de leis no Merrcosul
Autor: Jungblut, Cristiane e Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 15/12/2006, Economia, p. 39

Segundo o presidente, criação de parlamento facilita entendimento entre países da região

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a integração e a ajuda mútua entre os países do Mercosul e sul-americanos como antídotos para as brigas que envolvem as nações da região. Para isso, Lula, que participou da cerimônia de instalação do Parlamento do Mercosul, acredita que é importante a harmonização das legislações:

¿ Vira e mexe, temos problema de gás, de produtos. Lembro que estamos há mais de 40 dias para aprovar uma água que temos de importar do Uruguai, essa água já foi testada 80 vezes e ainda não foi autorizada. Lembro que, de vez em quando, os arrozeiros fazem movimento no Rio Grande do Sul para que a gente não importe do Uruguai. Vejo, de vez em quando, na Ponte da Amizade, a verdadeira inimizade.

Lula afirmou ter confiança de que, com a criação do Parlamento, as coisas vão ficar mais fáceis e os ¿temas que parecem tão sensíveis vão ficar menos sensíveis e mais racionais¿.

A reunião do Conselho do Mercado Comum do Mercosul (CMC), que acontecerá hoje, no Itamaraty, tende a ser contaminada pela ¿guerra das papeleiras¿ entre Argentina e Uruguai. Os argentinos são contra a construção de uma fábrica de celulose no Rio Uruguai. O caso está em julgamento pela Corte Internacional de Justiça.

www.oglobo.com.br/economia