Título: Construção civil pode aumentar formalização
Autor: Damé, Luiza e Beck, Martha
Fonte: O Globo, 15/12/2006, Economia, p. 40

Simplificação agrada, mas tributo ainda é considerado alto

BRASÍLIA. O setor da construção civil será um dos grandes beneficiados com a sanção da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que atenderá a firmas com faturamento anual de até R$2,4 milhões. Segundo o presidente da Câmara Brasileira da Construção Civil (CBIC), Paulo Safady, hoje 70% das empresas do ramo são informais. O único ponto que ainda não deixou os empresários satisfeitos é a tributação sobre a folha de pagamento. Embora tenha caído de 28% para 20%, o percentual ainda é considerado alto.

¿ É um caminho para a formalidade, a simplificação e a desburocratização. Essa é a primeira vez que colocamos a construção civil num projeto de desoneração ¿ disse Safady.

Para o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, a lei cria um ambiente favorável para os negócios:

¿ Com a lei, o país dá um importante passo na direção de um maior crescimento da economia, representado pelo fortalecimento das micro e pequenas empresas e pela gradativa formalização dos negócios.

O diretor de Micro, Pequenas e Médias Indústrias da Fiesp, Milton Bogus, ressaltou que a lei ainda precisa ser aperfeiçoada. Ele considera o cálculo dos impostos muito complexo e acredita que a fiscalização nos níveis federal, estadual e municipal pode gerar conflitos.