Título: Em solenidade, novas cobranças
Autor: Damé, Luiza e Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 14/12/2006, O País, p. 8

Gripado, Lula fica só 40 minutos

BRASÍLIA. Gripado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou ontem menos de 40 minutos na solenidade de entrega do prêmio de direitos humanos no Palácio do Planalto. Mesmo deixando a cerimônia antes do final, Lula teve que ouvir cobranças sobre a reforma agrária.

¿ Eu gostaria de fazer um pedido: que faça de fato a reforma agrária. Fazendo a reforma agrária, a mortalidade no campo acabará e a impunidade não reinará ¿ disse a trabalhadora rural Maria Joel Dias da Costa, que recebeu o prêmio na categoria Dorothy Stang, juntamente com a organização não-governamental Terra de Direitos.

Durante a cerimônia, o presidente assoou o nariz diversas vezes. Segundo o secretário de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, por recomendação médica, Lula deveria ficar de repouso. Mas o presidente ainda participou da reunião do conselho político e de encontro com representantes da União Nacional da Construção.

Na solenidade de direitos humanos também foram premiados: o juiz Luís Jorge Silva Moreno, de Santa Quitéria do Maranhão, e o Tribunal de Justiça de Pernambuco, pela campanha ¿Ele é meu pai ¿ paternidade: reconheça esse direito¿, na categoria registro civil de nascimento; Pedro Strozenberg, da ONG Viva Rio, e a Casa da Mulher no Tocantins, na categoria enfrentamento à violência; Adilson Ventura, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), e a ONG Educafro, na categoria enfrentamento à discriminação.

Na categoria garantia dos direitos da criança e do adolescente, os premiados foram: dom Luciano Mendes de Almeida (em memória) e o Instituto Papai. Na categoria promoção aos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais, ganhou o advogado Aton Fon Filho (que atende os movimentos sociais, como o MST) e Warã Instituto Indígena Brasileiro. Na categoria educação em direitos humanos, foram distribuídos prêmios para estudantes do ensino médio e superior.