Título: Grande SP perde para Porto Alegre
Autor: Rodrigues, Luciana e Balbi, Aloysio
Fonte: O Globo, 14/12/2006, Economia, p. 35

Queda de renda por habitante explica redução da participação paulista

A perda constante de rendimento do trabalhador brasileiro atingiu em cheio a pujança do estado de São Paulo e, particularmente, da capital. A Grande São Paulo, até então líder absoluta no ranking de PIB per capita (a riqueza dividida pela população), perdeu em 2004 o primeiro lugar para a Região Metropolitana de Porto Alegre. A renda per capita na região paulista era de R$14.384, enquanto em Porto Alegre ficou em R$14.424.

¿ Essa perda veio mais pela performance da capital (que baixou sua participação de 11,6% para 9,1% de 1999 a 2004). A indústria paulistana é muito integrada e voltada para o mercado interno. A partir de 1999, com a desvalorização do real, a crise se intensificou, com a queda da renda da população ¿ explicou Miguel Matteo, da Fundação Seade.

Mesmo com o Produto Interno Bruto (PIB, conjunto das riquezas geradas) do estado ter crescido acima da média nacional em 2004, São Paulo diminuiu sua fatia no bolo:

¿ Crescemos no volume, mas não no preço. Houve achatamento de margem da indústria e se produziu mais para a população de renda menor. O que conta na participação é o valor, e não o volume.

No interior, a queda de 20% no preço da laranja fez o estado ficar para trás em outros indicadores. Itápolis, o maior PIB agropecuário do país pela força da laranja, perdeu a liderança para Sorriso, no Mato Grosso, com o avanço da soja:

¿ Mas acho que ela volta ao primeiro lugar. O preço da laranja subiu 7% em 2005 e 10% em 2006.