Título: Lula crítica relatório do TCU sobre apagão aéreo
Autor: Franco, Ilimar e Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 14/12/2006, Economia, p. 39

Presidente diz, em reunião do Conselho Político, que tribunal quer governar. Aeronáutica admite falta de recursos

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou irritado com o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), que culpou o governo pela crise na aviação civil. Em relatório divulgado na terça-feira, Nardes citou o contingenciamento linear de recursos para o setor como uma das principais causas do colapso que inferniza passageiros nos últimos dois meses.

¿ O TCU vai ter que ser colocado no lugar dele. Ele está querendo passar por cima do governo. O TCU quer governar ¿ teria criticado o presidente, durante reunião do Conselho Político, segundo relatos de participantes.

Há equipamentos obsoletos, diz ministro da Defesa

O contingenciamento dos recursos foi negado na véspera pelos ministros da Defesa, Waldir Pires, e da Casa Civil, Dilma Rousseff. Ontem, no entanto, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, representantes da Aeronáutica admitiram os problemas que, segundo o TCU, há mais de dois meses levam o caos aos aeroportos: contenção de recursos, equipamentos obsoletos, falta de pessoal especializado, baixa remuneração e problemas de gestão.

Enquanto o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, indicou que os equipamentos eram velhos, o secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica, brigadeiro Neimar Diegues, pleiteava verbas.

¿ A aviação hoje exige mais investimentos, mas a arrecadação própria do setor não é suficiente. O sonho do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) é ter um orçamento de R$600 milhões por ano ¿ disse, lembrando que a expectativa para 2007 é de verba de R$485 milhões.

Apesar de alegar que os recursos pedidos ao Congresso não foram liberados e que, do orçamento aprovado, quase tudo foi gasto, Pires admitiu que alguns equipamentos podem estar obsoletos, como o que falhou na semana passada, gerando a pior crise da história dos aeroportos brasileiros:

¿ Nós estamos planejando agora trocar nosso equipamento a cada três anos. O do Cindacta 1, em Brasília, tem seis anos, o de Curitiba, que está sendo trocado, tem 20. Também estamos trocando o de Recife, que tem muitos anos de uso.

O presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Proteção ao Vôo, Jorge Botelho, confirmou a precariedade:

¿ Esse equipamento mesmo, que falhou na semana passada, já havia parado de funcionar no dia 31 de maio.

O brigadeiro Bueno também disse que estuda tornar fixa a atuação dos controladores, que ficariam fora do rodízio de moradias a que os militares são sujeitos. Ele anunciou ainda que serão contratados 80 engenheiros civis para atuar exclusivamente nos centros de controle de tráfego. Apesar de mostrar-se contra a desmilitarização do setor, admitiu a hipótese:

¿ Isso tem de ser aprovado pelo Congresso e pelo presidente, e a nós cabe cumprir o que for regulamentado.

Alencar sai em defesa de controle aéreo militarizado

O vice-presidente da República, José Alencar, defendeu a posição da Aeronáutica, durante solenidade no TCU. Para ele ¿ que atribui a crise a falhas de manutenção e humana ¿, os militares devem permanecer no comando do tráfego aéreo:

¿ Acredito na formação militar para determinadas atividades. É uma atividade que exige muita disciplina, princípio de hierarquia e bom treinamento.

COLABORARAM Jailton de Carvalho e Demétrio Weber