Título: No país, 87 roteiros turísticos precisam de investimentos
Autor: Beck, Martha
Fonte: O Globo, 14/12/2006, Economia, p. 43

Brasil tem de recuperar estradas e construir aeroportos

BRASÍLIA. O Ministério do Turismo mapeou 87 roteiros em 474 municípios do Brasil que precisam de investimentos para atrair mais visitantes e gerar riquezas para os respectivos estados. O levantamento, que levou dois anos para ser concluído e foi realizado com ajuda de governos estaduais e municipais, mostra que, se o país quiser que o setor prospere, terá que aplicar recursos não apenas na recuperação de estradas e monumentos históricos, mas também na construção e ampliação de aeroportos.

No Estado do Rio, foram selecionadas duas rotas ¿ Maravilhas do Rio de Janeiro (que inclui Rio e Niterói) e Rio Roteiro Serra e Mar (12 municípios, entre eles Búzios, Cabo Frio, Angra dos Reis e Petrópolis) ¿ que precisam de 90 ações.

Os roteiros foram montados com base em entrevistas com visitantes que apontaram problemas não apenas na oferta de serviços, como hotéis e restaurantes, mas também na área de transportes. Falta, por exemplo, sinalização em estradas, que estão em péssimo estado de conservação.

¿ Vimos que havia deficiências e que é preciso, além de ampliar a oferta de hotéis, serviços e passeios, melhorar as condições de transporte para os turistas, por exemplo ¿ explicou a diretora do Departamento de Estudos, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Tânia Brizolla.