Título: País tem parlamentares mais bem pagos do mundo
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 16/12/2006, O País, p. 8

Segundo estudo do BID, subsídios do Congresso já chegavam a 16,2 vezes a média nacional dos salários em 2004

RIO e WASHINGTON. Os deputados federais conquistaram, com o aumento de anteontem, o título de mais bem pagos do mundo. O cientista político David Flescher, da Universidade de Brasília, lembra que os subsídios dos parlamentares brasileiros já eram altos, quando comparados aos de outros países do mundo, antes do aumento. Motivo: o grande número de benefícios indiretos que recebem do erário.

Estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), publicado em 2004, mostrava que, naquela época, o subsídio dos parlamentares chegava a 16,2 vezes a média nacional. Nos Estados Unidos, de acordo com o estudioso, o salário médio da população é apenas seis vezes menor do que o dos congressistas.

¿ O Brasil sempre quis ser o maior do mundo. E agora conseguirá, com esse aumento. O país que paga melhor seus parlamentares. A realidade brasileira é muito triste, porque o salário médio é muito ruim. Isso agora vai criar um efeito cascata, porque os salários do presidente e dos ministros ficaram muito baixos ¿ afirma o professor, americano naturalizado brasileiro.

Ranking do BID inclui EUA, Inglaterra e Espanha

O estudo ¿A Remuneração dos Altos Dirigentes do Setor Público¿, encomendado pelo BID aos economistas Nelson Marconi, Laura Carrillo e Claudia Helena Cavalieri, há dois anos, compara as remunerações em 12 países da América Latina, na Inglaterra, nos Estados Unidos e na Espanha. Os valores oficiais dos subsídios, convertidos para o dólar e ajustados pelo critério da paridade do poder de compra, mostram a tendência do Brasil de liderar o ranking. O país já pagava mais a seus parlamentares do que, por exemplo, a Inglaterra.

Nos Estados Unidos, Benjamin Franklin sugeriu, durante a Convenção Constitucional (quando nasceu o Congresso), que os parlamentares não tivessem salário. De 1789 a 1815, deputados e senadores recebiam só uma ajuda de custo diária equivalente a seis dólares, quando houvesse sessão. Eles passaram a ter um salário regular em 1815 (US$1.500 por ano).

¿O aumento que os congressistas brasileiros deram a si mesmos os consolida como os parlamentares mais bem pagos do mundo¿, afirmou ontem o jornal espanhol ¿El País¿. Na reportagem, o diário madrilenho diz que os deputados e senadores do Brasil ¿decidiram, quase por unanimidade, dobrar seu salário-base, que passa de cerca de cinco mil euros para 10 mil euros. O aumento é ligeiramente superior no que se refere aos extras que recebem: de 18 mil euros mensais para gastos extraordinários (...) passaram a receber 40 mil euros¿.

¿La Nación¿: sonho de grande aumento vira realidade

O jornal compara o aumento dos congressistas com o reajuste, de apenas 8%, que ainda deverá ser votado. E diz que o presidente Lula ficou desgostoso com o reajuste do mínimo que o Parlamento quer dar, porque ¿desarticula as contas públicas da Previdência Social¿.

O jornal argentino ¿La Nación¿ afirmou que ¿os legisladores brasileiros tornaram realidade o sonho de um grande aumento salarial, mas somente para eles¿.

No britânico ¿Financial Times¿, o título da reportagem foi ¿Brazil¿s congress awards itself 90% pay rise¿ (Congresso brasileiro dá a si mesmo 90% de aumento). ¿O aumento será o último ato significativo de uma legislatura marcada por uma série de escândalos de corrupção(...). Um em cada cinco congressistas estão sob investigação da Polícia Federal ou sendo processados pela Suprema Corte¿, diz o ¿FT¿.