Título: Presidente admite fatos ainda obscuros
Autor: Jungblut, Cristiane e Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 16/12/2006, O País, p. 11

Tem coisas que não descobrimos, apesar de termos investigado¿

BRASÍLIA. O presidente Lula disse ainda que há certos fatos do período de ditadura militar que talvez nunca sejam esclarecidos. E acrescentou que parte dos arquivos da ditadura já foram liberados para o Arquivo Nacional, ao ser cobrado sobre a abertura total dos arquivos. Os arquivos da Guerrilha do Araguaia, por exemplo, nunca foram liberados.

¿ Já mandamos uma parte dos arquivos para o Rio de Janeiro. Agora, tem coisas que não descobrimos, apesar de termos investigado. Você não consegue descobrir. Determinadas coisas você só vai saber se alguém que participou contar para você. Caso contrário, não vai descobrir ¿ disse o presidente Lula.

Ele lembrou que determinou ao ministros Márcio Thomaz Bastos (Justiça), ao então ministro José Dirceu, na Casa Civil, e ao Ministério Público Federal que investigassem o assunto.

¿Acho lamentável o que ele disse. É um absurdo¿

Diva Santana, representante dos familiares na Comissão de Mortos e Desaparecidos, criticou a declaração de Lula.

¿ Acho lamentável o que ele disse. É um absurdo e não aceitamos isso. Que democracia consolidada é essa que não se pode tocar nesses assuntos?! ¿ disse Diva. (Cristiane Jungblut e Evandro Éboli)