Título: Jovens são presos por atear fogo a mendigo
Autor: Pinto, Anselmo Carvalho
Fonte: O Globo, 16/12/2006, O País, p. 15

Dupla confessa crime e alega que foi `brincadeira¿. Vítima teve queimaduras em 60% do corpo e está internada

CUIABÁ. Dois rapazes foram presos pela polícia de Tangará da Serra, município do Estado de Mato Grosso, depois de atearem fogo a um mendigo que dormia ao lado do depósito de um supermercado, na madrugada de anteontem. A vítima, Alessandro da Silva, sofreu queimaduras em cerca de 60% do corpo e está internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas da cidade. Wagner Martins da Silva, de 24 anos, e um adolescente de 17 anos confessaram a autoria do crime e foram indiciados por tentativa de homicídio.

Jovens haviam saído de show de música regional

Quase dez anos atrás, cinco jovens de classe média de Brasília chocaram o país ao queimar um índio pataxó que dormia, de madrugada, num ponto de ônibus da cidade. Galdino Jesus dos Santos, que morava no litoral da Bahia, não resistiu aos ferimentos e morreu. Ele estava na capital para as comemorações do Dia do Índio. Um dos rapazes era filho de um juiz de Brasília.

Desta vez, segundo a Polícia Civil do Mato Grosso, o ataque aconteceu por volta das 3h da madrugada, instantes depois de os dois jovens saírem de um show de música regional que comemorava a inauguração do supermercado. Os dois rapazes disseram à polícia que haviam bebido muito e pretendiam apenas fazer uma ¿brincadeira¿ com o andarilho ¿ mesma desculpa dos jovens de Brasília. Wagner admitiu que jogou solvente sobre Alessandro. E o adolescente foi quem ateou fogo. O solvente, encontrado ao lado do supermercado, havia sido usado por operários na pintura do prédio.

A Polícia Civil chegou aos dois jovens depois de ouvir o depoimento do vigia do supermercado e de receber uma ligação anônima. O testemunho do vigia fez a polícia afastar a hipótese de que a queimadura do mendigo tivesse sido acidental. O empregado afirmou que, embora tivesse visto uma movimentação perto do andarilho, não poderia identificar os autores do crime.

¿ Hoje (ontem) de manhã, recebemos a ligação de uma pessoa, que nos deu o nome e o endereço de Wagner. Ele não teve como negar e ainda entregou o menor ¿ afirmou o delegado Luís Fernando Arantes, que é responsável pelo inquérito em Tangará da Serra.

Comoção pública levou à transferência de acusados

O delegado diz temer pela integridade física dos dois acusados. Com medo da revolta da população de Tangará da Serra, ele providenciava, no fim da tarde de ontem, a transferência de Wagner para um presídio de Cuiabá, a 242 quilômetros da cidade. O adolescente, que teve a internação provisória decretada pelo Juizado de Menores, também deve ser encaminhado para outra cidade da região.

-¿ Há uma comoção pública. Estamos temendo que os moradores tentem fazer justiça com as próprias mãos ¿ afirmou Arantes.

O mendigo teve queimaduras de segundo grau (que provoca bolhas) em 60% do corpo, principalmente nas pernas, nos braços e nos órgãos genitais. O hospital não quis dar mais detalhes sobre a gravidade de seu estado.

Vítima foge de albergue e tem lapsos de memória

Alessandro da Silva mora no Albergue Municipal, mas costuma fugir com freqüência em razão dos lapsos de memória. Segundo a polícia, a suspeita de que ele fosse usuário de drogas ou álcool foi descartada. Segundo o delegado, ele teria apenas ¿problemas mentais¿.

Wagner já teve passagens pela polícia por furto. O adolescente informou ser estudante, mas o delegado descobriu que ele não freqüenta a escola há meses.