Título: Chanceleres dão sinal verde para Bolívia
Autor:
Fonte: O Globo, 16/12/2006, Economia, p. 37

País deve ingressar no Mercosul

BRASÍLIA. Depois da Venezuela, que aderiu ao bloco em julho, agora é a Bolívia que está prestes a se tornar sócio pleno do Mercosul. Em uma conversa informal ontem, os chanceleres de Brasil, Argentina, Venezuela, Paraguai e Uruguai aprovaram a iniciativa do presidente Evo Morales, que quer se juntar à união aduaneira, deixando de lado a Comunidade Andina de Nações (CAN), como fizeram os venezuelanos.

¿ O presidente Evo Morales manifestou seu expresso desejo de ser membro do Mercosul ¿ disse o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Morales manifestou esse desejo na semana passada, em conversas com o presidente Lula e o vice-presidente argentino, Daniel Scioli, durante a reunião da Comunidade Sul-Americana de Nações (Casa), na Bolívia. Ontem foi dado um sinal verde, politicamente, pelos chanceleres do bloco.

Segundo fontes do governo brasileiro, outro candidato a sócio pleno do Mercosul é o Equador. São dois países importantes e polêmicos, especialmente em se tratando das relações com petrolíferas como a Petrobras.

¿ Assim como fizemos com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, é melhor que estejam sob controle ¿ brincou uma fonte da área diplomática.

Essa receptividade, no entanto, não ocorreu em relação ao México que, por duas vezes, pediu para se associar. Brasil e Venezuela alegam que o país precisa sair do Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte). (Eliane Oliveira)