Título: PF fecha bingos e apreende caça-níqueis
Autor: Braqa, Ronaldo e Gares, Débora
Fonte: O Globo, 17/12/2006, Rio, p. 29

Como apoio da Receita Federal, mais de 600 agentes usaram 80 caminhões para recolher máquinas de casas de jogo

Um dia após prender 78 PMs e caçar auxiliares do ex-chefe de Polícia Civil, Álvaro Lins ¿ que só não foi preso porque foi diplomado deputado estadual ontem ¿, cerca de 600 agentes da Polícia Federal voltaram às ruas ontem na operação ¿Ouro de Tolo¿ para cumprir novos mandados de prisão e de busca e apreensão em várias casas de jogo da Zona Sul, como o Bingo Arpoador, em Copacabana, e o Espaço Marquês, no Flamengo, e em Bangu, reduto da máfia dos caça-níqueis.

Enquanto cerca de 200 policiais tentavam cumprir mandados de prisão contra 45 policiais ainda foragidos em Campo Grande e em Bangu, outros agentes realizavam busca e apreensão em bingos, com o apoio da Receita Federal. O objetivo é reprimir crimes de lavagem de dinheiro e de corrupção policial. No Bingo Arpoador, os agentes federais estacionaram um caminhão na Rua Francisco Otaviano em frente à casa de jogo. De acordo com policiais que estavam no local, o bingo seria fechado depois do recolhimento das máquinas.

No Espaço Marquês, no número 192 da Rua Marquês de Abrantes, o delegado Cláudio Roberto Teixeira, da Delegacia Fazendária da PF, disse que objetivo era recolher documentos e máquinas caça-níqueis. Policiais também fizeram operações em bingos da capital e no município de Friburgo.

Bingo é fechado no Flamengo

Segundo os policiais, 260 máquinas seriam apreendidas no Espaço Marquês e o bingo, fechado.

As prisões começaram anteontem em razão do resultado de investigações da PF sobre a máfia dos caça-níqueis. Durante um ano, foram feitas escutas telefônicas com autorização judicial que teriam confirmado o envolvimento desses policiais com contraventores. A exploração de jogo de azar é proibida no Brasil. Apesar de a PF afirmar ter provas contra o ex-chefe de Polícia Civil, a Justiça rejeitou o pedido de prisão dele alegando que Álvaro Lins já teria prerrogativas por ter sido diplomado deputado estadual ontem. No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) disse que Lins só teria direito a tratamento especial após a posse.