Título: Abbas convoca eleições antecipadas
Autor:
Fonte: O Globo, 17/12/2006, O Mundo, p. 42

Presidente palestino diz que medida é única chance de paz

CIDADE DE GAZA. O presidente palestino Mahmoud Abbas convocou ontem eleições presidenciais e legislativas antecipadas. Num pronunciamento pela TV na manhã de sábado, ele disse que as eleições deverão acontecer o mais brevemente possível. Segundo o presidente, essa é a única chance de resolver a atual crise com o Hamas, que levou a conflitos violentos nos últimos dias.

O enfrentamento entre militantes do Fatah, facção de Abbas, e do Hamas, do premier Ismail Haniyeh, deixou os territórios palestinos à beira da guerra civil. O Hamas, eleito em janeiro, rejeitou a convocação antecipada. O deputado Mushir al-Masri disse que a convocação é uma tentativa de golpe de Estado e que o Hamas não aceitará mais uma provocação de Abbas.

Na prática, a convocação de eleições só aumentou a crise porque o presidente não tem poder direto para antecipar as eleições. Abbas, no entanto, declarou à TV palestina que já solicitou a antecipação ao Comitê Central Eleitoral.

Em seu pronunciamento na TV, ele disse que o período até as eleições deveria ser de unidade, com um governo interino formado apenas por tecnocratas. Desde a eleição do Hamas têm havido enfrentamentos entre as facções palestinas. Tanto Haniyeh quanto Abbas se mostraram incapazes de alcançar a conciliação.

¿ Sem um acordo político não haverá segurança ¿ disse Abbas.

Ele lembrou que o Hamas se recusa a atender aos pedidos internacionais de reconhecimento de Israel e a renunciar à violência. Acrescentou que isso levou a sanções do Ocidente que mergulharam os territórios palestinos no caos.