Título: A terra de Buda
Autor: Costa, Florência
Fonte: O Globo, 17/12/2006, O Mundo, p. 43

País dá abrigo ao Dalai Lama

BOMBAIM. Muitos estrangeiros vêm à Índia com o sonho de peregrinar por milhares de templos budistas. Afinal esta é a terra onde Siddhartha Gautama nasceu (em Lumbini, nas montanhas do Himalaia, hoje pertencente ao Nepal). No estado indiano de Bihar, Siddharta foi iluminado e transformou-se em Buda. O budismo permaneceu forte na Índia por muitos séculos mais antes de se tornar uma religião panasiática, mas acabou arrefecendo.

O budismo começou a ressuscitar em meados da década de 50 pelas mãos de um dos maiores líderes políticos da história indiana, o que mais lutou contra o cruel sistema de castas: Bimrao Ambedkar (1891-1956), um ¿intocável¿ como eram classificados os indianos da mais baixa escala na hierarquia hindu.

De família paupérrima, Ambedkar se formou em direito e estudou nos EUA e Inglaterra. No fim da vida decidiu abandonar o hinduísmo ao concluir que era impossível para um integrante da casta baixa fugir da discriminação na religião. Ele se converteu ao budismo, que sempre rejeitou o sistema de castas.

O budismo também foi realimentado em seu berço com a chegada do Dalai Lama a Dharamsala, norte da Índia, fugido do Tibete invadido pela China, em 1959. O governo indiano resiste a todas as pressões chinesas e continua dando abrigo e proteção ao Dalai Lama e a refugiados do Tibete. (F.C.)