Título: Garotinho e Quércia mantêm cargosno PMDB
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 18/12/2006, O País, p. 4

Ex-governadores são reeleitos presidentes regionais do partido

RIO E SÃO PAULO. Os ex-governadores Anthony Garotinho e Orestes Quércia foram reeleitos ontem para a presidência dos diretórios estaduais do PMDB no Rio de Janeiro e em São Paulo. Eles ficarão no comando regional da legenda por mais dois anos.

Integrante da ala oposicionista do partido, Garotinho concorreu em chapa única e recebeu 360 votos, num colégio eleitoral de 450 integrantes. Apesar da vitória, ele continuará a travar uma luta nos bastidores pelo controle do PMDB fluminense com o governador eleito Sérgio Cabral, com quem mantêm relação tumultuada desde as eleições. Cabral se aproximou do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno e apóia a participação da legenda no governo federal.

Aliado de Cabral e futuro líder do governo na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Paulo Melo foi eleito vice-presidente regional da legenda. Também integram a chapa os deputados federais Moreira Franco (segundo vice-presidente), Bernardo Ariston (tesoureiro) e Marcelo Itagiba (vogal), além do presidente da Alerj, Jorge Picciani (secretário-geral).

Quércia defende união para apoiar Lula

Derrotado na disputa do governo paulista, com apenas 4,5% dos votos válidos, Quércia venceu a eleição para o comando do PMDB regional com 532 votos contra 332 do único opositor, o deputado estadual reeleito Jorge Luiz Caruso. O ex-governador voltou a defender a união da legenda no apoio ao governo federal.

¿ Por que o partido não se fortaleceu no apoio ao primeiro governo do Lula? Porque estava dividido no apoio. Se tivermos unidade no apoio, isso vai ser bom para o presidente. Temos que dar governabilidade ao país ¿ disse.

Partidário de Quércia, o presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer, reforçou o discurso de união:

¿ O PMDB sempre teve muitas correntes, mas a unidade é obtida logo após a eleição.