Título: Casas de jogo também estão nas mãos de policiais
Autor: Gares, Déborah e Pontes, Fernanda
Fonte: O Globo, 18/12/2006, Rio, p. 11

Investigação descobriu que pelo menos quatro acusados já controlavam máquinas usadas em bingos do estado

A prisão de policiais envolvidos na chamada máfia de caça-níqueis na última sexta-feira e a apreensão de cerca de seis mil máquinas em bingos no Rio no sábado não são mera coincidência. As duas operações ¿ Gladiador e Ouro de Tolo ¿ resultam de uma única investigação que começou em agosto do ano passado, quando a Polícia Federal descobriu que um grupo de policiais civis, ligado ao delegado e deputado estadual Álvaro Lins, controlava também as máquinas caça-níqueis instaladas em bingos.

Pelo menos quatro policiais que tiveram a prisão decretada na sexta-feira atuavam em bingos e não apenas no controle de caça-níqueis em bares e restaurantes. O inspetor Jorge Luís Fernandes, o Jorginho, que está foragido, teria viajado para a China para negociar a compra de máquinas mais modernas.

Ao todo, 18 mandados de busca e apreensão foram cumpridos anteontem pela Polícia Federal em 18 bingos no Rio e em Nova Friburgo. A Justiça federal havia expedido 28 mandados. Policiais federais calculam que existam cerca de sete mil máquinas instaladas nos bingos, com um faturamento diário estimado em R$3,5 mil por máquina.

¿ Os policiais estavam concentrando investimentos pesados. Nas nossas investigações, pelo menos quatro policiais já estavam controlando esses negócios de milhões de reais por mês ¿ disse um policial envolvido nas investigações.

A Operação Ouro de Tolo foi desencadeada na madrugada de sábado por 421 agentes federais e 37 auditores fiscais da Receita Federal do Rio. Os donos dos bingos são suspeitos de sonegação fiscal e evasão de divisas, além de crime de contrabando ou descaminho de componentes eletrônicos de máquinas.

O delegado Cristiano Sampaio, lotado em Brasília na Coordenação Geral de Polícia Fazendária, disse que a operação foi realizada com o apoio do Ministério Público federal e da Receita Federal, para combater o contrabando de componentes eletrônicos e os crimes de sonegação fiscal e evasão de divisas. Para hoje, a Polícia Federal programou o cumprimento de mais dez mandados de busca e apreensão.

WIDER DIZ QUE LINS NÃO TEM FORO PRIVILEGIADO, na página 12