Título: Cruz Vermelha sofre sequestro em Bagdá
Autor:
Fonte: O Globo, 18/12/2006, O Mundo, p. 21

Homens com uniformes do Exército iraquiano levam 30 funcionários da entidade, no momento em que Blair visitava premier

BAGDÁ. Homens armados trajando uniformes do Exército do Iraque invadiram ontem a sede da organização de auxílio humanitário Crescente Vermelho e seqüestraram cerca de 30 pessoas. O ataque foi realizado no momento em que o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, chegava à capital iraquiana para um encontro não anunciado anteriormente com o primeiro-ministro, Nuri al-Maliki.

Os seqüestradores chegaram na manhã de ontem à sede do Crescente Vermelho, na Praça Andalus, no leste de Bagdá, em cinco caminhonetes de carga. O grupo é a seção iraquiana da Cruz Vermelha, que adota o termo ¿crescente¿ em países de maioria muçulmana para evitar problemas com grupos religiosos.

¿ Pegaram todos os homens. Eles os separaram das mulheres e os levaram ¿ disse uma testemunha da ação.

A polícia iraquiana afirmou que entre dez e 20 homens foram seqüestrados, mas o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) disse que foram cerca de 30 pessoas. No momento do ataque, havia funcionários do Crescente Vermelho, visitantes e seguranças no local. Na noite de ontem, o CICV anunciou que alguns dos seqüestrados já tinham sido liberados, mas a maioria continuava em poder dos criminosos.

¿ Pedimos a libertação imediata e incondicional das pessoas que foram seqüestradas esta manhã, porque, ainda que sete delas já tenham sido liberadas, ainda se desconhece o paradeiro do restante, e também a sua situação ¿ disse o diretor de operações do CICV, Pierre Krahenbuhl, na sede da organização, em Genebra, na Suíça.

O Crescente Vermelho é a única organização de ajuda humanitária que trabalha em todas as 18 províncias do Iraque. A entidade tem mil funcionários e 200 mil voluntários no país.

Os seqüestros se tornaram um dos piores problemas no país depois de sua invasão por soldados estrangeiros, em março de 2003. Também ontem, homens com uniformes do Exército iraquiano entraram no bairro de Sanak, em Bagdá, e seqüestraram entre 50 e 70 pessoas. Em janeiro de 2005, o engenheiro brasileiro João José Vasconcelos foi levado por homens armados e até hoje não reapareceu.

Premier britânico promete ajuda ao governo do Iraque

No encontro com Maliki, o premier britânico disse que seu país continuará a apoiar o governo iraquiano, apesar de Londres já ter anunciado que retirará suas tropas do país em breve.

¿ Estamos prontos para apoiá-lo de todas as formas que pudermos até que o governo iraquiano possa assumir total responsabilidade por seus próprios assuntos ¿ disse Blair.