Título: Parcerias garantem sucesso de escola no Rio
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 20/12/2006, O País, p. 11

Colégio tem convênios com ONGs e hospital

Espremida entre duas ruas movimentadas de Vila Isabel, a Escola Municipal Madrid encontrou na vizinhança a saída para as dificuldades da rede pública de ensino. O colégio tem parcerias com diversas instituições próximas, como a Uerj e o Hospital Pedro Ernesto - que cede um ginásio para as aulas de educação física.

Os convênios vão além da sala de aula: na Policlínica Piquet Carneiro, os mais de 300 alunos têm atendimento de médicos, psicólogos e dentistas. O Instituto Pão de Açúcar contribui com cursos de música e pintura. Tudo sem custos para a escola, que depende de repasses da prefeitura e do governo federal.

- A Madrid é muito procurada por alunos e professores da rede municipal - orgulha-se a coordenadora Maria Rosa Oliveira.

A escola, que reúne estudantes da Grande Tijuca e de favelas próximas, é um exemplo de como a criatividade pode superar a falta de recursos. Sem laboratório de informática, o colégio matriculou parte dos alunos num curso de computação oferecido por uma ONG. A falta de professores de língua estrangeira para todas as turmas, que leva alguns jovens a abandonar o estudo de idiomas ao fim do ano letivo, é compensada com bolsas em cursos particulares.

- Trocamos autorização para publicidade por vagas gratuitas para os nossos alunos - explica a diretora Marina Kickinger.

Apesar das queixas contra os uniformes laranjas, o preconceito contra a rede pública e os motoristas de ônibus que passam direto pelo ponto próximo à escola, a aluna Tarcila Evangelista, de 14 anos, não esconde o orgulho pelo bom desempenho da Madrid na Prova Brasil do MEC:

- Eu já esperava.