Título: Ensino público de qualidade com soluções simples
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 20/12/2006, O País, p. 11

Prova Brasil identifica 33 colégios nos quais, mesmo em condições desfavoráveis, alunos ficaram acima da média geral

BRASÍLIA. A escola pública pode fazer a diferença, mesmo quando falta dinheiro e os alunos são de famílias de baixa renda e escolaridade. É o que mostra estudo divulgado ontem pelo Unicef e o Ministério da Educação (MEC). Foram destacadas 33 escolas onde, apesar das condições socioeconômicas desfavoráveis, os estudantes de 4ª e 8ª séries obtiveram resultados acima da média na Prova Brasil, o maior teste já aplicado pelo MEC no ensino fundamental, ano passado.

Mais do que isso, esses estabelecimentos de ensino, seis deles no Rio, tiraram notas bem acima do esperado para o seu perfil econômico. São todas escolas públicas urbanas, algumas até mesmo sem um professor sequer com diploma de nível superior, em 14 estados e no Distrito Federal.

- A educação pública pode dar certo. Queremos sair do discurso lamurioso, que só lamenta os resultados médios do país, e mostrar experiências edificantes. O Brasil tem condições de oferecer educação de qualidade - disse o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Estudo privilegia superação de barreiras extraclasse

O estudo "Aprova Brasil, o direito de aprender" deixa claro que não destacou necessariamente as escolas com melhor desempenho, mas aquelas que conseguiram superar barreiras extraclasse normalmente apontadas como determinantes do fraco aprendizado: baixa renda familiar, baixa escolaridade dos pais, bairros pobres e baixo investimento do setor público.

- Onde as relações humanas valorizam o professor e o aluno, os estudantes aprendem, apesar das condições difíceis de pobreza, ambiente socioeconômico desfavorecido e infra-estrutura ruim - disse a representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier.

A consultora especial de Educação do Unicef e coordenadora do estudo, Maria de Salete Silva, enfatizou que soluções simples são capazes de diferenciar uma escola que ensina de outra onde os alunos nada ou pouco aprendem. Ela destacou a importância dos projetos pedagógicos. A lógica é aproximar o conteúdo ensinado em sala da vida dos estudantes, acreditando no potencial de cada um.

Em Sertãozinho (SP), na Escola Municipal Professor João Negri, as aulas de matemática são reforçadas com festas e muito bolo. Ao dividir o doce em fatias os estudantes aprendem frações. A atividade atrai pais e moradores da cidade. Na Escola Municipal Madrid, no Rio, parceria com a Uerj mantém um núcleo de estudos de saúde do adolescente, enquanto o apoio dos supermercados Extra garante recursos para aulas de música, coral, orquestra, pintura e esportes.

A Prova Brasil foi realizada em novembro de 2005, em 40.290 escolas, avaliando 3.306.378 alunos de escolas públicas urbanas, em leitura e matemática.