Título: Varig antiga demite 2.500 funcionários
Autor: Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 20/12/2006, Economia, p. 37

Nova empresa aproveitará 1.850 empregados, mas 650 com estabilidade foram dispensados

A Varig antiga, que permanece com a dívida do grupo e em recuperação judicial, enviou carta a 2.500 empregados informando que eles estão desligados da empresa. Do total de demitidos, 1.850 serão gradualmente recolocados na nova Varig - à medida que as rotas forem retomadas -, mas outros 650 estão definitivamente dispensados. O motivo foi a homologação, no dia 14, da VRG (nova Varig). A partir de agora, a atividade fim de empresa de transporte aéreo da antiga empresa, a Viação Aérea Riograndense, fica encerrada.

De acordo com a antiga Varig, os 650 empregados que não serão aproveitados foram dispensados porque os cargos que ocupavam não existem mais na empresa em recuperação judicial. Entre esses demitidos, estão funcionários com algum tipo de estabilidade, como licença médica ou licença maternidade.

A empresa disse que esses profissionais permanecem protegidos por lei e receberão seus vencimentos como mandam as regras, mas já foram informados de que o contrato de trabalho foi extinto. Na antiga Varig, ficarão aproximadamente 200 pessoas - boa parte delas para cuidar de assuntos relativos à recuperação judicial.

Em julho, logo após a compra dos ativos da Varig pela VarigLog em leilão, cerca de 4.500 empregados foram desligados da companhia, e aproximadamente 1.600 foram mantidos em uma equipe de transição. Hoje, são 1.900 na nova Varig já em processo de contratação.

A nova Varig retomou rotas domésticas e expandiu vôos já existentes, de olho no fluxo de passageiros durante a alta temporada. A empresa retomou três destinos domésticos (Porto Seguro, Florianópolis e Belo Horizonte) e aumentou a freqüência para Salvador, além de expandir operações no aeroporto Antônio Carlos Jobim, com a rota São Paulo/Rio de Janeiro/Recife.

Além da ampliação da malha, a empresa lançou ontem tarifa promocional para Fernando de Noronha, com vôos partindo do Tom Jobim e de Guarulhos (SP). O bilhete ida e volta está à venda por R$1.040. A promoção é válida até 31 de janeiro de 2007.