Título: Controle aéreo vê 30 aviões fantasmas por dia
Autor: Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 20/12/2006, Economia, p. 37

Vice-diretor do Decea admite que equipamento gera imagens falsas. Atrasos de vôos chegaram a 33% ontem

BRASÍLIA e RIO. O major-brigadeiro Ramon Borges Cardoso, vice-diretor do Departamento do Controle do Espaço Aéreo (Decea), confirmou ontem que, diariamente, uma falha no sistema de radar do Cindacta 1 - localizado em Brasília, que faz o controle do espaço aéreo de Sudeste e Centro-Oeste - produz nas telas de monitoramento a aparição de "aviões fantasmas". São aeronaves que não existem, mas cuja presença é acusada pelo equipamento, como denunciou o "Fantástico", da Rede Globo. Há cerca de 30 ocorrências por dia, com duração entre 30 e 60 segundos, conturbando o trabalho dos controladores.

Cardoso, que participou de audiência pública na Câmara, disse que as imagens captadas pelos radares são sincronizadas pelo sistema, de forma a criar um mapa geral, evitando pontos cegos ou sobreposição. A Aeronáutica identificou que um único radar está defeituoso, criando imagens falsas. Como o sistema é integrado, os "fantasmas" aparecem em outros radares. Segundo o vice-diretor, engenheiros estão avaliando o equipamento.

- Há interferência entre os radares. Temos uma média de 30 alvos falsos por dia em um radar de Brasília - afirmou o major, que tentou, diante do questionamento de parlamentares, minimizar. - Isso em um universo de 2.500 aviões.

Cardoso disse aos deputados que, além disso, os equipamentos de Curitiba e Recife estão obsoletos. E afirmou que a pane no sistema de comunicação entre a torre de controle e aviões no dia 5 foi gerada por imperícia e falta de planejamento:

- Aquele incidente mostrou que temos um erro de concepção. Na verdade, nosso backup era meio reserva, meio operacional.

Cardoso ainda confirmou que a falta de controladores vai perdurar até março:

- Estamos com um time de futebol e só temos os 11 (titulares). Se alguém se machucar, não tem reservas. Ficamos desfalcados após o acidente da Gol e ficaremos assim até março.

A cinco dias do Natal, apesar de a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) considerar a situação normalizada, 33% dos vôos registraram demoras superiores a uma hora ontem. Dos 1.197 vôos programados, 392 tiveram atrasos e 43 foram cancelados. (Com Bruno Rosa)