Título: Novo passaporte custará quase o dobro do atual
Autor:
Fonte: O Globo, 21/12/2006, O País, p. 10

Documento foi modificado para dificultar falsificação; antigos só devem ser trocados quando perderem a validade

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou ontem, oficialmente, o novo passaporte brasileiro. A partir de agora, o passaporte comum terá capa azul, no lugar da verde, e contará com 16 itens de segurança, seguindo padrões internacionais estabelecidos pela Organização da Aviação Internacional (Icao, na sigla em inglês). Neste primeiro momento, o novo passaporte será emitido pela Polícia Federal apenas em Brasília e em Goiânia, mas o Ministério da Justiça promete estender o serviço para todo o território nacional até abril de 2007.

Segundo o governo, os passaportes atuais continuam valendo e podem ser utilizados até expirar a data de validade. O novo passaporte, mais moderno, foi lançado em plena crise do setor aéreo e em época intensa de viagens devido às festas de fim de ano. A PF informou que a taxa para emissão do passaporte aumentou de R$89,71 para R$156,07. Em fevereiro, São Paulo deverá ser a próxima cidade a já emitir o novo modelo.

Entre os itens de segurança, estão foto e assinatura (impressão) digitais, código de barras bidimensional, papel com fio de segurança e marca d'água. O objetivo é dificultar a falsificação do documento. Vários países, como os EUA, vinham cobrando do Brasil a adoção de um passaporte mais seguro.

Imagem captada pela PF vai substituir fotografia

Na cerimônia, realizada no Planalto, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, disse que o do Brasil agora se iguala aos melhores passaportes do mundo e que está saindo do século 19 para o século 21. Ele e o presidente Lula entregaram novos passaportes a quatro pessoas. Lula, ao entregar ao estudante Leandro Lopes, brincou:

- Boa viagem!

A partir de agora, por exemplo, não será mais necessário levar fotos. As imagens do interessado deverão ser captadas pela polícia numa máquina digital. O passaporte terá prazo de validade de cinco anos.

Na primeira etapa, apenas os passaportes comuns serão expedidos no novo modelo, que ainda inclui a inscrição Mercosul na capa. Os outros quatro tipos - diplomático, oficial, para estrangeiros e de emergência - só começarão a ser expedidos no novo modelo numa segunda fase.

AEROPORTOS ENFRENTAM CAOS na página 31