Título: Aéreas: crise só melhora no 1º semestre
Autor: Rosa, Bruno e Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 21/12/2006, Economia, p. 31

TAM faz plano de contingência com reserva de hotéis e alimentação extra

O presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), Marco Antônio Bologna, que também é presidente da TAM, disse ontem, no Rio, que a situação do tráfego aéreo no país só deverá se normalizar no primeiro semestre de 2007, com as ações de curto prazo que estão sendo feitas. Apesar de não esperar um novo caos nos aeroportos no período de festas de fim de ano e considerar especulação uma nova operação-padrão de controladores às vésperas do Natal, Bologna disse que o Snea recomendou às companhias aéreas a criação de um plano de contingência.

No caso da TAM, há previsão até de alimentação extra. Gol e Varig até agora não prepararam planos de contingência.

- Hoje, a TAM tem um plano já montado para o Natal, com reservas em hotéis próximos aos aeroportos, caso haja necessidade, com sistema de transporte. Também fizemos reserva nos serviços de comissaria para alimentação extra para tentar amenizar o desconforto -- disse Bologna, afirmando que o plano de contingência segue também uma recomendação do Procon.

Em São Paulo, o Shopping Guarulhos criou serviço exclusivo neste fim de ano para distrair os passageiros que enfrentam atrasos no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Foram criadas 18 saídas entre o shopping e o aeroporto para atender à demanda e aumentar as vendas das lojas.

A Socicam, empresa que administra a Rodoviário Novo Rio, prevê que cerca de 333 mil pessoas circularão pelo terminal entre os dias 20 e 26 deste mês. Serão 12.405 ônibus e mais 2.325 extras. A maior procura por passagens se verifica para Regiões dos Lagos e Serrana, além das cidades de Cachoeiro do Itapemirim, Guarapari, Colatina e Vitória, no Espírito Santo; Belo Horizonte, Juiz de Fora, Governador Valadares e Cataguases, em Minas Gerais; Muriaé, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Porto Seguro.