Título: Gil, enfim, diz a Lula que fica no governo
Autor: Carvalho, Jaílton de
Fonte: O Globo, 22/12/2006, O País, p. 3

Presidente afirma que o `companheiro é uma unanimidade nacional na área da cultura¿ e promete verbas

BRASÍLIA. O ministro da Cultura, Gilberto Gil, acertou ontem com o presidente Lula que permanecerá no cargo no segundo mandato do petista. A decisão de Gil foi confirmada pelo próprio Lula, que se reuniu com o ministro ontem. O presidente disse que argumentou com Gil que não havia motivos para ele deixar o cargo, e prometeu que o objetivo de seu governo é elevar a verba para cultura para 1% do PIB.

¿ Fiz ver ao Gil que uma pessoa que construiu no ministério o que o Gil construiu não tem por que sair. O Brasil ganha com isso, a cultura ganha com isso. O companheiro Gil é uma unanimidade nacional na área da cultura. Vamos trabalhar fortemente para que a gente possa chegar, num determinado momento, a 1% do PIB para a cultura, porque ela não só gera muito emprego como gera mais cidadania ¿ disse Lula.

Anteontem à noite, Lula chorou numa confraternização com todos os ministros, ao fazer um discurso emocionado sobre os quatro anos de governo e sobre sua reeleição.

¿ O presidente chorou e elogiou muito o fato de o Meirelles ter desistido de ser candidato a deputado federal para ficar no Banco Central ¿ disse um participante do jantar, no Palácio da Alvorada, onde foram servidos peixe, carneiro, pernil, vinho nacional e espumante italiano.

Gil teria até cantado durante o jantar de anteontem. Ele vinha sofrendo pressões da família para deixar o cargo e já havia se encontrado com o presidente, inclusive com a presença da mulher, Flora Gil, sem que o presidente conseguisse convencê-lo a permanecer.

Lula conversou com os jornalistas ontem depois de participar de uma confraternização de Natal com os funcionários do Planalto. À vontade, o presidente colocou um gorro de Papai Noel, assistiu a apresentação de Coral da UnB e tirou fotos com servidores.

¿ Espero que a gente tenha um Ano Novo muito melhor. Com mais conquistas. Se não fosse pelos dicionários, eu não utilizava a palavra governar e sim cuidar, porque o povo brasileiro precisa de cuidado. Não se governa com a racionalidade dos números ¿ disse Lula aos servidores, elogiando os funcionários públicos, ¿que nem sempre com a remuneração adequada¿.

Na entrevista, o presidente reafirmou que não tem pressa para tratar de reforma ministerial e fez mais uma metáfora futebolística:

¿ O Internacional acaba de ganhar o título. É a mesma coisa que chegar para o técnico do Internacional e perguntar se ele vai mudar a equipe. Acabamos de vencer a eleição! Só o meu mandato é renovado. O dos ministros, não. Para eles, não há prazo determinado.