Título: Aos parlamentares que votorão orçamento, a FAB
Autor: Santos, Ana Cecília e Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 22/12/2006, Economia, p. 35

Presidente de comissão pede aviões

BRASÍLIA. Para garantir a finalização da votação do Orçamento hoje na Comissão e no plenário do Congresso, o presidente da Comissão Mista, Gilmar Machado, apelou para o Palácio do Planalto e pediu a liberação de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para transportar os parlamentares do Nordeste de volta para casa hoje. Segundo a assessoria de Machado, a FAB havia colocado dois jatos à disposição dos parlamentares. Com a crise do setor aéreo, o presidente da Comissão achou arriscado deixá-los sem transporte garantido às vésperas do recesso. A votação é simbólica e, por isso, não é preciso um quórum muito elevado. Mas, segundo Machado, o plenário não poderia ficar vazio.

¿ Os parlamentares não teriam como retornar para suas casas amanhã (hoje). Não há vôos para o Nordeste. Não seria correto pedir para uma companhia aérea substituir um passageiro (os parlamentares têm prerrogativa). Mas também não seria correto o parlamentar que ficou para votar o Orçamento não voltar para seu lar.

Machado afirmou que o procedimento não é ilegal, já que integrantes de outros poderes usam aviões da FAB. Ele disse que os parlamentares vão se cotizar para pagar os custos.