Título: Aécio: proposta de Lula pode elevar gastos com salários
Autor: Franco, Bernardo Mello
Fonte: O Globo, 23/12/2006, O País, p. 5

Governador de Minas Gerais diz que medida criaria uma pressão `insuportável¿ para cofres estaduais

O governador reeleito de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), criticou ontem a proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de criação de um teto salarial único para os três poderes. O tucano disse temer que a medida provoque um aumento excessivo de gastos dos estados com servidores do Poder Executivo.

¿ O Executivo não suporta um teto salarial próximo ao do Judiciário ou do Ministério Público. No momento em que isso ocorrer, haverá uma elevação natural para cima. É uma pressão que você não tem como administrar ¿ disse Aécio, no Rio, antes de participar de reunião na Fundação Getúlio Vargas com os governadores eleitos de São Paulo, José Serra (PSDB), Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB).

O governador mineiro lembrou que, apesar de a Constituição fixar o salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal como teto para o serviço público, há inúmeros casos de servidores que recebem mais do que R$24.500.

¿ Precisamos ficar atentos, porque cada aumento desses pressiona categorias (de servidores) para cima sem que os estados tenham como arcar com esses recursos ¿ alertou.