Título: Senador se diz indignado com o delegado
Autor: Vargas, Rodrigo
Fonte: O Globo, 23/12/2006, O País, p. 9

Para petista, Curado não respeitou seu direito a foro especial

SÃO PAULO. O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) disse ontem estar indignado com a inclusão de seu nome no relatório final sobre a compra do dossiê Vedoin. Segundo ele, é uma tentativa do delegado Diógenes Curado, da PF, de salvar a investigação no apagar das luzes. Mercadante disse que o delegado não respeitou seu direito a foro privilegiado, já que é senador. Em nota, o petista afirmou que os responsáveis pela compra do dossiê agiram por conta própria e que o episódio prejudicou sua candidatura.

¿ Em mais de dois meses de investigação, meu nome nunca foi colocado como investigado nem pela Polícia Federal nem pela CPI dos Sanguessugas. Como é que, no apagar das luzes, diante do fracasso do inquérito, jogaram a culpa para a campanha de São Paulo? Custo a acreditar que seja verdade ¿ disse ele, por telefone, ontem à noite.

Mercadante afirmou que não teve acesso ao teor do relatório da PF, mas se embasou nas conclusões da CPI e do diretor-geral da PF, Paulo Lacerda, sobre a impossibilidade de identificar a origem do dinheiro, para reafirmar sua inocência e a suposta inconsistência da denúncia de Curado.

Mercadante: PF não apresenta provas

¿Se não é possível identificar a origem dos recursos utilizados na tentativa da compra do dossiê não há como vinculá-los à campanha de São Paulo. São contraditórias as informações divulgadas até aqui pela PF ao afirmarem que o dinheiro para a tentativa de compra do dossiê teria saído da minha campanha ao mesmo tempo em que não apresenta qualquer prova ou relação entre o dinheiro encontrado no hotel e a arrecadação de campanha¿, diz a nota.

¿ A postura do superintendente e da CPI é mais honesta do que a do delegado. Ele nem respeitou minha prerrogativa de ter foro no Supremo Tribunal Federal ¿ disse Mercadante.

Segundo ele, a alegação de que o candidato é responsável pelos atos de sua equipe também é inconsistente do ponto de vista jurídico.

¿ Isso só existe do ponto de vista eleitoral ¿ afirmou.

Segundo o senador, os ¿aloprados¿ agiram à sua revelia.

Ele afirmou ainda que o episódio só prejudicou sua candidatura ao governo de São Paulo. ¿Minha campanha teve o seu crescimento comprometido por esse lamentável incidente.¿

www.oglobo.com.br/pais